Medialunas Argentinas

Enfim uma receita com origem certa!!!! E, apesar de minha imensa vontade de ter aprendido com una senõra argentina nos confins de Buenos Aires, essa receita chegou até mim também através da internet. Essa bendita! Foi no Panelaterapia que ouvi falar pela primeira vez em medialunas e quando revi a foto fiquei morrendo de vontade de experimentar… Essa friaca que tá fazendo me deixa com vontade de café, chá, e chocolate quente. E pra acompanhar, pãezinhos das mais variadas formas. (Vide a o post passado).

medialunas (31)

A medialuna em toda a sua glória!

Eu tenho o costume de quando experimentar uma receita nova fazer apenas meia receita. O que, no caso, foi ótimo já que aqui estamos apenas três, e meia receita rendeu 15 medialunas de tamanho razoável.
Agora, eu acreditava que dia frio não é dia de fazer massa com fermento fresco porque não cresce. Bobagem minha, cresce sim! Se aí estiver frio e você quiser fazer mesmo assim é só aquecer o forno na temperatura mais baixa por 5 minutinhos quando começar a fazer a massa. Desligue e deixe a porta do forno um pouco aberta. Na hora de deixa a massa crescer coloque a vasilha com a massa dentro do forno. Mas antes certifique-se de que lá não tá pelando! Tem que estar só meio morninho sabe, pra dar aquela ajuda pro fermento.  😉

Dicas dadas, vamos a receita:

 

Medialunas

 

1 tablete de fermento (15g)

1/4 xícara de água morna

1/2 colher sopa de açúcar refinado

 

1/4 xícara de água morna

1/3 xícara de açúcar refinado

1 ovo

50g de manteiga em temperatura ambiente

1 colher sopa de raspas de laranja

1/2 colher sopa de essência de baunilha (não usei; desfalque na despensa)

250g de farinha de trigo (medi em xícaras e usei aprox. 3 xícaras)

 

Manteiga derretida para pincelar

1 gema batida

 

Misture o fermento com a água e o açúcar citados em primeiro e dissolva bem. Deixe descansar por 30 minutos.

Junte os demais ingredientes, exceto a farinha, e misture bem. Vá acrescentando a farinha aos poucos e sovando a massa. Quando formar uma massa lisa e maleável transfira para uma vasilha enfarinha e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de volume.

medialuna_colagem

Método locão e divertido de enrolar medialunas. Chamem as crianças pra cozinha!

Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa, formando um disco com 0.5cm de espessura. Pincele com a manteiga derretida e fatie como se fosse uma pizza. Pegue cada um dos triangulos e enrole, da parte mais larga para a mais estreita. Dobre as pontinhas, formando um crescente.

Transfira as medialunas para uma assadeira enfarinhada (ou de silicone como a que eu usei) e pincele-as com a gema batida. Leve ao forno a 200° por cerca de 25min, até que dourem. Enquanto esfriam prepare a geleia de brilho.

Misture 30ml de água com 1 colher sopa de açúcar e 1/2 colher sopa de amido de milho. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Espere esfriar um pouco e pincele as medialunas com a mistura. Espere secar antes de servir. Ou não. Eu não aguentei… =)

medialunas (22)

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *