Abobrinha recheada

Alguém me conta se a pessoa responsável pelo GNT queria ser chef? Eita canal cheio de programa de receita! Gosto muito dos internacionais porque sempre quero saber de ingredientes e modos de preparo diferentes dos daqui. Mas adoro mesmo os nacionais, com receitas mais possíveis de serem reproduzidas. Especialmente em cidade pequena do interior, sabe. Essa semana me peguei anotando mentalmente todas as receitas de um episódio do Tempero de Família, também conhecido como programa do moço bonito que cozinha.

E o primeiro escolhido pra ser reproduzido por aqui foi a abobrinha recheada. Adoro abobrinha! E adoro pratos que podem virar prato único ou servirem como acompanhamento. É o caso desse! Como a abobrinha é recheada com arroz e carne, juntou uma salada no prato e você já tem uma refeição completa. Pediu algo mais substancial? Acrescenta um arroz com feijão e ela combina direitinho também!
A receita foi adaptada em alguns pontos, careço de panelas grandes o suficiente e temperos exóticos (tempero árabe, conhece?), mas nada que vá te impedir de ter um almoço gostoso. O original você encontra aqui. A minha tentativa, a seguir:

 

Abobrinha Recheada
rende 4 abobrinhas

Arroz
1 dente de alho amassado
1/2 cebola picadinha
3/4 xícara de arroz
3/4 xícara de água fervente
sal a gosto
2 colheres sopa de óleo

Refogue o alho e a cebola no óleo até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e mexa até que ele fique soltinho. Acrescente a água e deixe em fogo baixo até que seque. O arroz vai ficar apenas pré-cozido. Cuidado com o tempo, pois é coisa rápida. Eu fui confiante que estava fazendo um panelão de arroz e deixei grudar no fundo da panela… =/

Carne Moída
200g de carne moída (da sua preferência)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres sopa de salsinha (eu guardo a minha já picadinha no congelador)
algumas folhas de hortelã
caldo de meio limão
sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes e deixe descansando por alguns minutos

abobrinha recheada
Montagem
4 abobrinhas
o arroz pré-cozido
o recheio de carne
1L de caldo de legumes/frango/carne/tomate

Lave as abobrinhas e tire as extremidades e qualquer machucado na casca. Corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher retire o miolo de cada metade. Quanto mais fundo você cavar mais recheio vai caber, mas cuidado pra não furar a casca!

abobrinha recheada

Ajeite as abobrinhas em um refratário e reserve. Pegue metade do miolo das abobrinhas e pique em cubinhos. Junte-os a carne temperada e ao arroz e misture bem.

abobrinha recheada

Recheie as abobrinhas com essa mistura. Regue com o caldo, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 50 minutos. Vigie para ver se não precisa regar com mais caldo. Nos últimos 15 minutos retire o papel alumínio para secar um pouco.

abobrinha recheada

Algumas dicas: Se você achou saudável demais, quando retirar o papel alumínio cubra cada abobrinha com um pouco de mussarela ralada. Se achou saudável de menos, troque o arroz comum pelo integral, basta colocar pra cozinhar com um pouco mais de água para não ficar duro no final.

 

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *