Pão de Queijo 1

Pão de queijo 1 porque assim como o caramelo, pão de queijo é algo que eu busco a receita perfeita e pretendo experimentar umas 20 milhões ainda! É até que tranquilo porque por essas bandas parece que toda família tem pelo menos umas 2 receitas de pão de queijo. =)
pão de queijo

Uma dúvida que eu sempre tive era qual polvilho usar. Tem o time do é sempre polvilho azedo e o time do é sempre polvilho doce. Nada melhor que o tio google pra resolver. Segundo váááários links de lá, polvilho azedo deixa o pão de queijo com a casquinha mais crocante e com mais ar dentro. Já o polvilho doce não deixa o pão de queijo crescer tanto, portanto resulta num pão mais macio e com interior mais compacto (meu favorito). Dito isso, pense em qual você gosta mais e mude os polvilhos das receitas de acordo, e me conta o resultado depois.

Polvilhos resolvidos… o principal: QUEIJO! (Porque mineiro gosta mais de queijo do que o Jerry, segundo alguns estereótipos e um ou outro caso da minha família em particular) Essa receita pede queijo meia cura, assim como a maioria. Mas você pode misturar todos que quiser. Lembre-se apenas de que quanto melhor a qualidade do seu queijo, melhor vai ser o seu pão de queijo.

Agora, vamos a receita!
pão de queijo

Pão de Queijo 1
rende cerca de 50 pães tamanho coquetel

1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite – usei o desnatado por costume mesmo
1 pitada de sal
2 1/2 xícaras de polvilho doce*
3 ovos
2 xícaras de queijo meia cura ralado – o meu era um frescal que ficou curando na geladeira mesmo
óleo para untar as mãos

*ou metade polvilho azedo, metade polvilho doce

Junte todos os líquidos com o sal em uma panela e misture bem. Leve ao fogo até ferver.
Em uma vasilha junte essa mistura ao polvilho e misture até incorporar totalmente. Se estiver muito quente espere alguns minutos, até amornar. Junte os ovos, um de cada vez, e misture bem a cada ovo adicionado. Por último junte o queijo e amasse bem.
Unte as mãos com óleo e modele os pães de queijo. (Se tiver um jeito mais fácil de modelar, por favor, me conta ali nos comentários!) Transfira-os para uma assadeira que não precisa ser untada, e leve ao forno médio por cerca de 20-30 minutos.
Eu cresci ouvindo que pão de queijo se assa em forno quente, então deixei o forno aquecendo uns 5 minutos antes.

 

Salvar