Ovos cremosos e como fazer

Ovos cremosos, mas muito muito cremosos mesmo e um post que foi totalmente reformulado!

ovos cremosos

Esse post é de 2014, logo dos primeiros meses do Cozinha, e eu tô escrevendo esse texto nos últimos dias de 2020. Depois de 6 anos cozinhando algumas coisas mudaram e a forma como eu preparo ovos mexidos (com certeza) foi uma delas. Então achei que era uma boa ideia voltar aqui e atualizar as fotos, a receita, o texto… tudo!

E eu já quero começar deixando uma coisa muito clara: não existe jeito certo de fazer ovos mexidos. Qualquer título anunciando o jeito infalível de preparar os ovos mexidos perfeitos é em si uma falha. Com certeza aquele jeito é infalível pra conseguir ovos de um jeito, e pode até ser que seja ovos cremosos de jeito x. Mas ele vai ser perfeito só pra quem gosta dos ovos daquele jeito. A versão desse post é um exemplo bom disso: aqui os ovos são cozidos de um jeito que formam quase que um creme, daí o nome ovos cremosos. Se você gosta de ovos mexidos bem firmes, com pedacinhos bem definidos, essa receita vai ser péssima pra você.

Então ficam algumas dicas básicas: fogo alto faz casquinha, fogo baixo não. Mexer direto quebra os grumos e fica mais “homogêneo”; mexer só as vezes deixa formar grumos maiores e tem um resultado mais pedaçudo. E claro, a versão abaixo é a basicona, temperada só com sal. Ultimamente eu tenho acrescentando zaatar sempre que faço ovo, mas esse é o tipo de ingrediente que aceita quase qualquer tempero. Quer começar a inventar com algo bem simples? A mesma receita abaixo mas com 1 colher de mostarda!

ovos cremosos

Ovos cremosos

1 colher sopa de manteiga
2 ovos
1 colher sopa de creme de leite fresco – ou leite mesmo
1 pitada de sal
Salsinha pra servir

Misture os ovos e o creme de leite e o sal com um garfo apenas até ficar homogêneo. Derreta a manteiga em uma frigideira e junte os ovos batidos. Leve para o fogo baixo e vá mexendo constantemente a medida que for cozinhado.Você pode usar uma espátula ou um fouet, a diferença é que o fouet resulta em grumos pequenos e a espátula em grumos maiores. Assim que não tiver mais líquido tire do fogo se quiser mais cremoso. Se preferir mais firme é só deixar mais um minutinho no fogo. Sirva com a salsinha picada sozinho ou junto de um pão na chapa ou com o que preferir.

ovos cremosos

Salvar