Bolo de cenoura

Não consigo explicar a minha empolgação infantil diante de um bolo de cenoura. Infantil porque vem desde criança, e porque ainda hoje eu fico parecendo criança.
bolo de cenoura

Mas gente, ele é incrível! Como assim aquele negócio da salada do almoço vira um bolo delícia?! E como assim é bolo com cobertura mas não (necessariamente) de festa de aniversário?! É muita coisa fora da rotina de uma vez… E nem preciso falar que é um jeito bom de convencer qualquer criança que tem jeitos de cenoura ser gostosa (vai que a sua criança não gosta de cenoura né…); é um primeiro passo pro pimpolho cogitar experimentar o vegetal. Agora que já te convenci que bolo de cenoura é o máximo, vamos a receita:
bolo de cenoura

Bolo de cenoura

a xícara usada é a de 200ml

500g de cenouras cruas – usei com casca mesmo, é só lavar bem
4 ovos
2 xícaras de açúcar – faltando 1 dedo pra completar
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo – bem cheias
1 colher de sopa de fermento em pó

Pique as cenouras grosseiramente e junte no liquidificador com os ovos, o açúcar e o óleo, e bata até virar um creme homogêneo. Em uma tigela coloque a farinha e acrescente aos poucos o creme para não empelotar. Por último acrescente o fermento e misture delicadamente. Leve ao forno a 200° em forma untada até dourar.

Calda

a xícara usada de 240ml

25g de manteiga sem sal
2/3 xícara de água
2/3 xícara de açúcar refinado
1 xícara de chocolate em pó

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem até engrossar. Cubra o bolo com a calda ainda quente. Eu gosto de deixar ela meio molinha e de partir o bolo antes de cobrir, para que ela entre na massa. Mas você pode deixa-la mais grossa e usar como uma cobertura mesmo.

bolo de cenoura

 

Salvar