Arroz Doce clássico

Arroz doce pra mim é aquela receita meio curinga. Quem faz almoço sempre tem arroz cru em casa. Leite e açúcar também são coisas meio básicas né… Fora que é o tipo de comida que vai de sobremesa, de lanche ou, em casos de formiga como eu, vai de substituto da janta fácil fácil. Além disso tudo, rola de comer quentinho ou gelado. Ou esquentar com um pouquinho de leite aquele guardado na geladeira. Tô parecendo garota propaganda de arroz doce, eu sei. Mas gente, é muito bom!!

arroz doce

Antes da receita propriamente dita, vamos aos detalhes de sempre:
Usei leite desnatado, mas a única diferença que dá é que o doce demora mais a engrossar. Portanto use o que você preferir. Atualização: em todas as outras vezes que fiz o arroz doce usei leite integral ou leite gordo, incluindo para o vídeo abaixo. Continua valendo que dá pra fazer com o leite desnatado, mas caso você tenha acesso ao leite gordo (não industrializado) é ele a melhor opção já que o doce fica mais cremoso.

O tempo de cozimento do arroz, e portanto a quantidade de água pode ser bem relativo dependendo da textura que você quer do arroz, e do tipo de grão usado. As medidas da minha receita são para um arroz macio, usando o grão mais comum de supermercado. O resultado é um doce bem macio, quase sem textura nos grãos. Caso você prefira um doce com mais textura pode usar apenas 3 xícaras de água e ir testando o ponto do arroz. Caso você prefira um doce bem tipo papinha, sem nenhum vestígio do grão, o bom é usar o arroz tipo japonês, ou quebrar os grãos antes de cozinhar; você poda fazer isso no liquidificador ou no pilão.

arroz doce

Arroz Doce

a xícara usada é de 240ml

1 xícara de arroz cru
4 xícaras de água
4 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar cristal
Canela em pau
Canela em pó

Cozinhe o arroz na água até atingir o ponto. Quando a água já tiver secado quase toda acrescente o leite, o açúcar e a canela. Não precisa mexer direto, mas fique por perto já que é leite. Aliás, pegue a maior panela que você tiver em casa! Vá mexendo e experimentando o ponto. Quando começar a ficar mais cremoso que líquido avalie a textura do arroz e a doçura. Se preciso acrescente mais leite para cozinhar mais tempo e/ou mais açúcar se quiser. O ponto ideal é quando o doce está começado a ficar cremoso cremoso e não totalmente líquido. Lembre que ele seca depois que vai pra geladeira.

Transfira para tigelinhas ou uma vasilha maior e cubra com a canela em pó. Para guardar na geladeira mantenha sempre tampado. E se o doce acabar ficando muito seco ou duro é só voltar pra panela com um pouco de leite e acertar o ponto! Se você não tem a intenção de servir o doce gelado, pode guardar na panela mesmo que fica mais fácil reaquecer depois.

Atualização: eu refiz essa receita em 2019, para gravar o vídeo com o passo-a-passo. Nessa ocasião já tinha feito várias versões diferentes de arroz doce. Essas são algumas delas:

Salvar