Biscoito 123 e algumas opções

Biscoito 123 é uma receita clássica e super adaptável que pode servir de base para um monte de invenções!

biscoito 123

Receita fácil de fazer, rápida e que ainda por cima você decora os ingredientes. Lindo! E também que tá me perseguindo tem umas duas semanas já… Apareceu no cozinha prática, apareceu no meu feed de receitas, em curso de culinária, Pinterest, e por aí vai. Se o Universo insiste tanto a gente obedece pra evitar problema! 😉

O nome bizarrinho é por conta da receita. 1 porção de açúcar, 2 porções de manteiga, 3 porções de farinha. 100g de açúcar, 200g de manteiga, 300g de farinha. Não tenho balança boa, então as medidas aqui vão em xícaras, menos a manteiga que é aquele tablete de 200g que a gente compra já bonitinho embaladinho e pronto. Nada que um conversor de medidas ou uma calculadora não resolvam.

biscoito 123

Atualização: esse post é originalmente de 2014, mas em 2020 eu fiz fotos novas para substituir as originais que foram perdidas. Aproveitei para gravar um vídeo com o passo a passo e para mostrar como pode ser simples saborizar esse biscoito 123. Essa massa aceita saborizantes em pó, gel ou líquido, sendo necessário prestar atenção apenas a textura final. Por isso meu conselho é fazer primeiro a massa tradicional e então ir adicionando o saborizante e mais farinha ou manteiga conforme o que for necessário para voltar a textura para o original. No vídeo eu fiz biscoito 123 sabor nesquick, que é um pó que poderia secar a massa; mas como ele é rico em açúcar a textura praticamente não se alterou e nenhuma outra mudança foi necessária.

biscoito 123

Biscoito 123

1/2 xícara de açúcar
3/4 xícara + 1 colher sopa de manteiga sem sal
2 1/2 xícaras de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e amasse bem. Se a massa estiver meio mole pra enrolar, volte a geladeira por cerca de 15 minutos. Modele os biscoito como quiser. Eu fiz cordões finos, fatiei e amassei cada pedacinho para conseguir essas moedinhas. Leve ao forno a 180° até que estejam firmes e com o fundo levemente dourado, cerca de 20minutos.

Salvar