Bolo surpresa de maracujá

Hoje o post é mais uma técnica do que uma receita em si já que essa forma de preparo pode ser adaptada para um monte de receitas diferentes. Trata-se do bolo cavado, ou bolo escondidinho, ou bolo enganador… o google pode te surpreender algumas vezes. É uma boa ideia pra quando você quer celebrar mas não é o caso de uma festa feeesta sabe?

bolo surpresa de maracujá

Eu usei a primeira receita aqui do Cozinha para o bolo, mas você pode trocar por qualquer receita de bolo que quiser. A mousse também pode ser saborizada com qualquer suco que você preferir. Ou você pode usar uma mousse de chocolate. Ou não usar mousse nenhuma, e fazer um creme mais denso, ou um brigadeiro, ou a loucura que surgir na sua mente. Mas me conta depois!

Quanto a calda… a calda eu insisto que você faça essa porque é uma delícia!! A consistência é ótima pra cobrir o bolo e o sabor combina com praticamente tudo.

Atualização: Em 2019 eu refiz esse bolo e fiz apenas duas alterações: o suco e a cala. Para o suco de maracujá eu usei uma medida padrão, uma xícara de 240ml. E, por já ter tentado as duas alternativas, te aconselho usar o suco natural porque fica bem mais equilibrado. Já a calda, no vídeo eu usei uma ganache simples de chocolate com creme de leite e nem coloquei a receita no vídeo porque acho que essa calda desse post ainda é uma opção melhor. Mas é claro, você pode usar a cobertura que preferir.

Bolo Surpresa de Maracujá
todas as medidas são em xícaras de 240ml

Para o bolo

3 ovos (grandes)
2 xícaras de açúcar refinado
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água quente
1/2 xícara de chocolate em pó
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento químico

Peneire a farinha e o fermento em uma vasilha e reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Transfira, aos poucos, para a vasilha com a farinha e misture delicadamente até incorporar tudo. Passe para uma forma redonda de 24cm, untada e enfarinhada. Leve ao forno, previamente aquecido a 200°, por cerca de 1h.

Depois de frio corte a tampa do bolo e reserve. Cave um buraco no meio do bolo deixando cerca de um dedo nas laterais e sem perfurar o fundo. Quanto mais você cavar mais recheio cabe, mas cuidado pois quanto mais você cavar mais delicado pra mexer durante o preparo. Bolo cavado, hora do recheio.

Mousse/creme de maracujá

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara de suco de maracujá não diluído (bata as sementes sem água, coe e meça)
1 pacotinho 12g de gelatina em pó sem sabor – a gelatina é para poder partir o bolo sem o recheio vazar

Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem. Junte aos demais ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Atualização: você também pode bater com um fouet como no vídeo.

Preencha o bolo com o creme, tampe e leve a geladeira para o recheio firmar. Enquanto isso prepare a calda.

Calda cremosa de chocolate

200g de chocolate meio amargo picado
2 xícaras de leite
2 colheres sopa de manteiga sem sal
3 colheres sopa de karo*
1 colher sopa de mel

* Eu usei o karo porque não queria um gosto muito forte de mel, mas você pode dosar esses dois ingredientes conforme o gosto que você queira, retirando completamente um ou o outro.

Misture todos os ingredientes da calda e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Mexendo sempre mesmo, lembre-se que leite sobe. Quando conseguir um ponto de brigadeiro mole desligue o fogo e leve a geladeira. Conforme esfriar a calda vai chegar na consistência boa para manusear. Cubra o bolo e delicie-se.

Lembrando que esse bolo deve ser mantido na geladeira, e de preferência tampado para não ressecar.

Salvar