Pão de Abóbora

Mais um pão aqui no Cozinha! A verdade é que não dou muita bola para o famoso pão francês, e se o pão for feito em casa, artesanal mesmo, aí ganha minha preferência em disparado. Essa receita chamou a atenção primeiro por conta da abóbora, que eu sou fã, mas também pelo uso do fermento biológico seco. Desde que descobri sua existência procuro sempre ter pelo menos uns dois pacotinhos em casa.

Nessa receita, vão exatamente dois, mas em compensação rende uma baciada de pãezinhos. Quanto a abóbora, a receita original é com moranga japonesa, mas acredito que qualquer uma usada funcione, alterando levemente o sabor e a consistência. No caso do meu ficou com um gosto muuuuito suave de moranga, e uma textura super leve.
O método também sofreu mudanças na minha mão. Enquanto na receita original o método é o direto (com secos misturados primeiro e líquidos acrescentados depois) eu me senti mais segura fazendo do jeito que a gente sempre faz pão aqui em casa: juntando a farinha de trigo por último.

pão de abóbora

Pão de Abóbora – original aqui
xícara de 240ml

500g de abóbora cozida e amassada
6 xícaras de farinha de trigo + um pouco para modelar
1 pitada de sal
2 ovos
5 colheres sopa de óleo vegetal
20g de fermento biológico seco (2 pacotinhos)
1/2 xícara de açúcar refinado
75ml de água
1 gema para pincelar

Quando for cozinhar a abóbora, dê preferência para cozinhar no vapor, ela fica menos aguada. Se não tiver como cozinhar no vapor, você também pode assar em um pirex/tabuleiro tampado com papel alumínio. Se o jeito que você tiver para cozinhar for na água, deixe esfriar antes de acrescentar o purê na massa, assim elimina-se um pouco o excesso de água.

Para fazer o purê de abóbora você pode passar no processador, em um liquidificador potente, amassador de batata ou no garfo mesmo. Vai da sua preferência e da ferramenta que você tiver em casa.Em uma vasilha grande, misture o fermento, o açúcar e a água. Acrescente os ovos e o óleo e misture bem. Junte o purê de abóbora e misture até ficar homogêneo. Vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo a massa até formar uma bola de massa lisa, não deve ser necessário sovar muito. A quantidade de farinha pode variar de acordo com várias coisas, o tamanho do ovo, a quantidade de água na abóbora, o método de cozimento da abóbora, a temperatura do dia… Por isso é importante acrescentar aos poucos, já que um excesso de farinha resulta em um pão bem pesado e menos fofinho. Quando atingir o ponto cubra a vasilha com um pano e deixe descansar por cerca de 20minutos.

Em uma superfície enfarinhada modele os pães de acordo com o seu gosto. Eu fiz pãezinhos mais ou menos do tamanho para hambúrguer, e renderam cerca de 30 pães. Pincele com a gema e leve ao forno aquecido a 230° até dourar.

Se quiser decorar com as sementes como eu fiz é só lava-las e tirar o excesso de água, coloque sobre os pães antes de pincelar a gema.

 

Salvar

Salvar