Patê de Berinjela ou antepasto de berinjela

Uma das coisas que eu acho mais legal sobre cozinhar é como a coisa toda as vezes parece mágica. Pegar um punhado de ingredientes e transformar em uma coisa totalmente nova é incrível, e algumas dessas transformações podem surpreender a gente. É o caso desse patê de berinjela que depois de pronto assume cores, sabor e textura completamente diferentes. Por aqui costumamos come-lo com torradas ou pão sírio como um lanche mesmo, mas outra pedida boa é servir com biscoitinhos salgados acompanhando a cerveja ou algum drink.

patê de berinjela

Atualização: em 2018 eu refiz essa receita pois acabei achando um jeito mais simples de fazer. As duas formas dão certo e as duas tem resultados ligeiramente diferentes. Então vou deixar o vídeo da forma atual como eu faço e ambas as formas descritas na receita abaixo. Eu sinceramente aconselho fazer esse patê de berinjela mais de uma vez, já que é uma forma deliciosa de incluir mais legumes na alimentação! =D

PS: tempos depois fui descobrir que o nome desse patê é antepasto. Fica o nome novo no vídeo, mas fica o nome antigo no post. Assim não perdemos nenhuma informação.

patê de berinjela

Patê de Berinjela

1 berinjela – cerca de 500g
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 cebola grande
1 punhado de castanhas – as que você preferir
1 punhado de cebolinha picada
1/2 xícara de shoyu
1 xícara de azeite
1 colher chá de sal

Jeito antigo de fazer: Pique todos os legumes em cubinhos, quanto menor mais pastoso vai ficar no final, ajuste ao seu gosto. Junte tudo, menos as castanhas e a cebolinha, em uma assadeira e misture bem. Leve ao forno a 180° por cerca de 1h e a cada 15 minutos abra o forno e mexa para regar com o caldo que vai se formar. A berinjela vai assar e escurecer, e a mistura vai murchar e reduzir de volume. Depois de assado, acrescente as castanhas, picadas ou inteiras e a cebolinha; acerte o sal. Guarde sempre na geladeira.

Jeito novo de fazer: pique a berinjela em cubinhos e cozinhe em uma panela grande com bastante água até que ela escureça e fique macia. Enquanto isso pique os pimentões e a cebola em cubinhos pequenos. Junte a berinjela, sem o caldo do cozimento, com os demais ingredientes e misture tudo muito bem. Acerte o sal conforme o seu gosto e leve para a geladeira. Ele fica mais gostoso no dia seguinte quando já deu tempo de “curtir” no tempero.

Salvar