Curau de Milho

Curau de milho, mas pode atender por outro nome dependendo de onde você mora. Aqui eu tô falando daquele mingau bem liso e sedoso feito com milho verde!

curau de milho

Curau de milho tem toda a fama de comida de festa junina, mas confesso que a primeira vez que fiz foi bem fora de época. A ideia era deixar gelando e aproveitar pra comer num dia quente. Mas não importa se a sua ideia é um mingau quentinho pra uma noite fria em junho ou um creme gelado pra uma tarde de sol em pleno verão. O curau atende as duas demandas.

E é super simples de fazer! Basta bater o milho com o leite, coar e cozinhar com açúcar. O próprio milho engrossa o mingau, e a textura fica a seu critério. Eu já cozinhei curau até quase caramelizar e ficar numa textura próxima a de um brigadeiro. Também já deixei bem líquido pra parecer uma sopa doce. Vai de gosto, mas é bom lembrar que, como tudo feito com amido de milho, ele endurece depois de frio.

Dica extra: já congelei curau em forminhas de picolé e ficou incrível! Lembrou um pouco o nosso sorvete de milho

curau de milho

Mas talvez o que dê mais polêmica nessa receita seja justamente o milho. Vai ter gente defendendo que curau de milho só vale se usar o milho fresco, debulhado na hora. Fica muito mais gostoso assim? Com certeza. Mas não é algo que a gente encontre o ano todo em todo lugar. A regra dessa cozinha é clara: a gente adapta e faz como dá. E muitas vezes o como dá é com o milho enlatado. E fica bom sim. O truque aqui de casa é lavar bem o milho pra tirar qualquer traço do gosto da conserva. Escorre bem e tá pronto pra virar curau.

Dica extra 2: Pra quem não consome leite, aqui no Cozinha tem uma versão vegana. Você pode ver a receita nesse link!

Atualização: em 2023 gravei um vídeo curtinho pras redes do Cozinha e aproveitei pra fazer fotos novas; são elas que ilustram esse post agora. Também estou deixando o tal vídeo abaixo da receita.

Curau de Milho

1 lata de milho – 200g
2 xícaras de leite
1/3 xícara de açúcar refinado
canela em pó

Escorra o milho e bata no liquidificador/processador junto de metade de leite até triturar tudo. Passe por uma peneira e volte o bagaço para o liquidificador junto do restante do leite. Bata novamente e passe pela peneira também. Leve ao fogo médio junto do açúcar e mexa até engrossar. Não precisa adicionar nada, o próprio milho engrossa o mingau. Transfira para os potinhos e cubra com a canela em pó. Sirva imediatamente ou leve a geladeira. Se quiser esquentar depois de guardar na geladeira é só voltar ao fogo ou levar ao micro-ondas com um pouquinho de leite.

Salvar