Babka de canela

Passeando pelo meu feed de notícias atrás de inspiração para as panelas me deparei com esse nome estranho. A Babka é uma espécie de pão parente do brioche bem comum no leste europeu, feita normalmente em festas como a páscoa. Essa receita é a corruptela da versão judaica da babka, mais comum com canela ou chocolate.

babka de canela

Se para alguém o nome estiver soando familiar como foi comigo é por conta de um episódio de Seinfeld, que você encontra aqui.

babka de canela

Enfim, achei essa receita no A Cozinha Coletiva, fiquei encantada com as fotos do Richie e resolvi experimentar. Só que por essas bandas cream-cheese tem valor de ouro ou mais. Mascarpone acho que maioria nem ouviu falar. Na falta de queijo, vai manteiga mesmo! rs Se você tiver acesso ao cream cheese, ou melhor ainda ao mascarpone, aconselho seguir a receita dele. Se, como eu, não tiver, vai de manteiga que fica gostoso também!

babka de canela

Babka de canela – original aqui
xícara de 240ml

1/2 xícara de leite morno
1/4 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1 gema
1/4 colher chá de sal
2 xícaras de trigo + 2 colheres sopa
1 pacote de fermento biológico seco (10g)
90g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

para rechear:
10g de manteiga em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 colher sopa de canela em pó

1 gema para pincelar

Em uma tigela misture o leite, o ovo, a gema e o sal e misture até ficar homogêneo. De uma vez adicione a farinha e o fermento e misture bem até incorporar. Vá adicionando a manteiga aos poucos e misturando entre cada colherada até incorporar tudo. Sove a massa até que ela fique elástica e não grude mais na vasilha. Resista a tentação de simplesmente jogar mais farinha, vá sovando e acrescentando o mínimo possível. Unte a tigela com óleo, coloque a massa, cubra com um plástico filme e deixe crescer por 1 hora.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada formando um quadrado. Pincele a manteiga sobre toda a massa, e cubra com o açúcar misturado com a canela. Enrole como um rocambole, divida ao meio no sentido do comprimento e trance. Se tiver dificuldade para manusear a massa pode deixar apenas enrolado como um rocambole, vai dar certo também. Coloque em uma forma alta (bolo inglês), cubra e deixe crescer por mais 1:40h.
Aqueça o forno a 180°. Pincele a babka com a gema e leve para assar até dourar.

Salvar