Torta simples de chocolate, improvisando básicos

Torta simples de chocolate: uma sobremesa com chocolate pra animar o começo de semana… Essa receita é de uma forma básica de torta, só a base de massa e um recheio cremoso. A base é feita com uma das massas básicas da confeitaria. A massa sucrée leva um pouco mais de açúcar que a massa básica e, por isso mesmo, normalmente é usada com recheios azedos/ácidos. Se você não for muito formiga é só diminuir a quantidade de açúcar na receita da massa.

Torta simples de chocolate

Já o creme de chocolate é uma versão mambembe do creme de confeiteiro acrescido de chocolate meio amargo. Versão mambembe porque o creme de confeiteiro, pra começar, tem que ter baunilha e esse não tem. Toda essa história só pra dizer que sim, você pode seguir a receita clássica e conseguir os resultados magníficos já conhecidos. Mas também dá pra inventar e conseguir resultados diferentes mas não por isso menos gostosos! Ah, como sempre, eu enfeitei com coco ralado que tinha aqui em casa, mas vale enfeitar/cobrir com um mundo de coisas e assim mudar completamente o resultado final.

Na vez seguinte que fiz a receita troquei a cobertura. Dessa vez usei raspas de chocolate (amargo e branco), e coloquei enquanto o recheio ainda estava quente. Com isso o chocolate da cobertura começou a derreter e na geladeira formou uma casquinha crocante. Muito bom! Recomendo!

Torta simples de chocolate

Torta simples de chocolate

Massa Sucrée
xícara de 240ml

1 3/4 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada em cubinhos
3/4 xícara de açúcar refinado
1 ovo pequeno
1 pitada de sal

Misture a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela. Junte a manteiga e com as pontas dos dedos vá misturando até formar uma farofa. Ou então use um garfo e vá amassando até formar a tal farofa.

Adicione os ovos e amasse delicadamente até formar uma bola de massa. O ideia é não sovar a massa, nem mexer demais nela para que ela não fique elástica. Se a massa estiver muito seca não adicione água, molhe suas mãos e então tente juntar a massa novamente. Dessa forma a massa não ficará úmida demais.

Essa quantidade dá uma forma de +- 25cm com massa grossa. Enrole em papel filme e leve para gelar por 30min. Ou deixe na geladeira embrulhadinha por até 7 dias. Abra a massa e transfira para a forma, cubra com papel manteiga e coloque um peso por cima. Eu usei algumas pedras (higienizadas pra isso), mas vale separar um pacote de feijão só pra isso também.

Leve ao forno por cerca de 20minutos a 230°, ou até que asse completamente, quanto mais dourada mais crocante. Recheie com ela já fria. Você também pode deixa-la na geladeira de um dia pro outro antes de rechear. E, se for deixar na geladeira sem recheio, uma dica para que a massa continue crocante é pincelar uma camada fina de manteiga sem sal por todo o interior da massa antes de colocar o recheio. A manteiga servirá como impermeabilizante.

Creme de chocolate
xícara de 240ml

500ml de leite – usei o desnatado
3/4 xícara de açúcar
2 gemas
1 colher sopa de amido de milho
100g de chocolate meio amargo picado

Misture o amido e o açúcar com as gemas. Junte o leite e, em uma panela grande, leve ao fogo baixo até formar um creme. Desligue o fogo, acrescente o chocolate e misture até incorporar totalmente. O próprio calor do creme vai derreter o chocolate. Cubra a massa com esse creme e enfeite como quiser.

 

Salvar