Cestinhas de carne

Cestinhas de carne feitas com passa de pastel e cobertas com queijo ralado pra um lanche bem simples e rápido além de bem gostoso!

cestinhas de carne

E que não precisam ser de carne na verdade; dá pra brincar bastante com esses recheios. Mas primeiro, um cadinho da história desse post. Eu vi umas cestinhas de carne a primeira vez lá em 2014, primeiro ano do Cozinha, num vídeo do Ana Maria Brogui. Gostei da ideia e fiz uma versão minha aproveitando o mesmo molho da esfiha de tabuleiro, que é um molho de carne moída bem basicão.

Corta pra 2022: as fotos desse post de 2014 foram perdidas e resolvi fazer novas fotos e atualizar esse texto. A base ainda é a mesma: massa de pastel, molho de carne moída e queijo ralado. O que mudei foram os temperos do molho e o queijo que deixou de ser de pacotinho e virou uma peça ralada na hora. Mas realmente não acho isso tão importante por dois motivos.

Primeiro que cada pessoa faz o molho de carne do jeito que quiser. Segundo que não precisa ser molho de carne moída. Pode ser picadinho de carne, molho de frango, molho de salsicha, jardineira de vegetais com molho branco, refogado de cogumelos… Sim, dá pra fazer diversos recheios que podem ser vegetarianos ou veganos. O importante é que o molho esteja sequinho, sem caldo líquido, pra garantir que a massa de pastel não fique molenga.

E por esses motivos que a receita abaixo não se parece muito com as receitas que posto aqui no Cozinha. Preferi fazer uma “receita” geralzona, que você pode adaptar pro recheio que quiser, pra massa que quiser, e multiplicar ou dividir pela quantidade que quiser.

cestinhas de carne

Cestinhas de carne

12 discos de massa de pastel
2 1/2 xícaras de recheio
3/4 xícara de queijo ralado
óleo para untar

Unte 12 formas de cupcake com o óleo, ou use formas de silicone que não precisam ser untadas.
Forre cada uma com um disco de massa de pastel, dobrando o disco pra formar a cestinha.
Divida o recheio entre todas as cestinhas e cubra com o queijo.
Leve ao forno a 230C até dourar.

Salvar