Guacamole

Eu confesso que esse foi meu almoço num domingo, e eu não me arrependo de nada!
Mas vale fazer pra acompanhar uma rodada de cerveja com os amigos (primeira vez que experimentei foi assim), ou só pra dar fim naquele abacate morando na sua geladeira (também já fiz isso).

O guacamole é uma comida típica do México e, como toda comida típica, aparece em vááárias versões. Mas basicamente é um molho de abacate bem temperado, aliás, “mole” é a designação pra molho. Levando isso em conta, essa receita é mais uma sugestão, as medidas são meio no olho e vale mudar os temperos para o que quiser.

guacamole
Guacamole com falsos nachos

1 abacate médio
1 tomate grande
1 mega dente de alho
suco de 1 limão – usei o capeta
molho de pimenta – qual e quanto você quiser
sal a gosto
salsa a gosto – o mais comum seria coentro
1 cebola grande – não usei dessa vez, mas fica bom

para os falsos nachos:
pão sírio
massa pronta pra pastel
azeite
sal

Corte o pão sírio e a massa para pastel em 4 partes, disponha em uma assadeira sem deixar um por cima do outro, regue com azeite e salpique sal por cima. Leve ao forno médio até dourar. O pão sírio ficou mais tempo e quase queimou, cuidado que de uma vez ele doura. A massa de pastel demora um pouco mais. Enquanto isso prepare o guacamole.

Amasse o abacate e misture com o limão para não escurecer. Pique o tomate (e a cebola se for o caso) em cubos e o alho em cubinhos e junte ao guacamole. Acrescente a salsa e tempere com o sal e a pimenta conforme seu gosto. Deixe na geladeira um pouco antes de servir.

Aproveite enquanto isso e faça uma Michelada para acompanhar!

guacamole2

Salvar