Caramelo

Por aqui a gente já teve balas de caramelo, daquelas que grudam no dente e duram o dia todo…rs

Mas hoje é dia de calda de caramelo, dessas pra jogar no sorvete, no bolo azedinho, na fruta assada…até no biscoito maria funcionou! Essa receita é a mais básica e simples que eu achei por essas internês da vida. Existem várias outras, que eu pretendo inclusive testar por aqui futuramente, mas acho que essa leva ingredientes fáceis de ter em casa e não tem muito segredo no preparo.

Calda Caramelo – original aqui
xícara de 240ml

2 xícaras de açúcar – usei refinado
1 xícara de água
200g de creme de leite de caixinha – o de caixinha hein!
1 pitada generosa de sal – opcional

Em uma panela alta (alta mesmo) junte o açúcar e a água e misture levemente. Leve ao fogo e não mexa mais. Se o açúcar não estiver dissolvendo na água segure a panela e gire-a delicadamente para misturar os dois. Mantenha um pincel e um copo com água por perto e de vez em quando molhe o pincel na agua e limpe o açúcar das laterais da panela para não cristalizar. Deixe no fogo alto até ficar de uma cor âmbar.

Enquanto isso, se o dia estiver frio, aqueça o creme de leite em banho maria: coloque a caixinha fechada em uma panelinha com um pouco de água e deixe no fogo baixo até começar a ferver. Desligue o fogo em seguida. Isso apenas se for um dia bem frio.
Misture o sal no creme de leite e reserve.

Quando o açúcar estiver igual caramelo de pudim (âmbar, lembra?) é só colocar o fogo no mínimo e acrescentar o creme de leite salgado. É simples, mas vai espirrar loucamente e subir horrores, por isso a panela alta. Não se apavore igual eu fiz! Mantenha a calma e com uma colher grande vá misturando até a coisa se acalmar…rs
Cozinhe por mais 2 minutos em fogo baixo e pronto!

Agora é só guardar em um pote bem fechado na geladeira por até uma semana. Eu gosto de usar potes que possam ir a banho maria ou no micro-ondas depois, assim se a calda ficar muito grossa depois de gelada é só dar uma aquecida antes de usar.

 

Salvar