Sorvete de banana

Sorvete de banana e o desafio de fazer um post num site de receita, de um prato que não tem receita…

sorvete de banana

Quando postei esse sorvete de banana pela primeira vez, lá em 2014, ele já não era tanta novidade assim. Agora em 2022 quando resolvi atualizar esse texto, acho que são poucas as pessoas que estão na internet e ainda não ouviram falar nele. Mas ainda assim, aqui estamos.

A não-receita é impossível de ser mais simples: bananas congeladas processadas até virar um creme. É só isso mesmo. Por isso a ausência de receita ali no fim do post. E por isso minha dificuldade de construir esse texto. Mas já que não tem segredo nenhum na receita eu escolhi deixar algumas dicas pra deixar seu sorvete de banana mais diferentão.

Nas fotos está a versão básica, feita apenas de banana, e servida do jeito como tenho preferido: regada com melado e acompanhada de pedacinhos de chocolate meio amargo. Acho que a acidez do melado combina bem com a cremosidade da banana. E o chocolate, por ser meio amargo, dá crocância sem adicionar muita doçura.

sorvete de banana

Mas além de brincar com acompanhamentos dá pra inventar bastante coisa com a massa do sorvete em si. Dá pra transformar em sorvete banana-flocos. Enquanto tiver processando as frutas, quando já estiver cremoso, adicione chocolate derretido no processador ainda funcionando. Ele vai gelar, quebrar em pedacinhos e formar o flocos. Fica uma delícia!

Também dá pra transformar em sorvete de chocolate processando os pedaços de chocolate desde o início. Ou adicionando cacau em pó se você preferir algo mais intenso e menos doce. Outra ideia seria acrescentar crocantes ao creme já pronto, granola fica bem bom, amendoins torrados combinam muitos também, mas qualquer castanha funciona. Bater outras frutas junto também é uma forma de misturar sabores conforme o seu gosto. E claro, se as bananas não estiverem muito maduras dá pra acrescentar açúcar. Eu acho que o mascavo fica especialmente gostoso.

Por fim, um jeito que eu gosto de dar um sabor a mais pra esse sorvete é caramelizando a banana antes de congelar. Tem mais detalhes aqui mesmo no Cozinha com o sugestivo nome de Sorvete de Banana Caramelizada.

E antes de acabar esse post, deixo a dica final que faço pra deixar mais fácil: um pote pra ir acumulando as bananas congeladas. Sabe quando a banana já tá tão madura que ninguém quer comer? Essa é a ideal pra virar sorvete. Então eu descasco, fatio e congelo em um prato/assadeira. Depois transfiro para um pote, ou sacola, bem fechado, ali no congelador. E vou acumulando as bananas aos poucos, conforme amadurecem, até ter o suficiente pra fazer o sorvete.

sorvete de banana congelada

Salvar