Faça seu próprio granulado!

Deixa te contar uma coisa, eu moro em uma pequena cidade do interior de Minas. Agora me imaginem procurando granulados coloridos em tons pasteis pra comprar por aqui. O máximo que deu pra achar foi aquele granulado mil cores que a gente usava em beijinhos nos anos 90. Agora imaginem o frete maravilhoso para comprar online aqueles confeitos de açúcar em tons pasteis e formas várias e mandar entregar aqui. Agora por favor entendam a minha alegria ao ver que dava pra fazer confeitos variados em casa!!!!
Vamos ignorar que eu tenho um espírito meio MacGyver e um dia vou desarmar uma bomba com um clipes e um chiclete, então morar numa cidade pequena era a desculpa que eu precisava… 😉

A receita veio lá do Cupcakeando e eu fiz uma pequena variação que não deu tão certo…. Eu diminui ligeiramente a quantidade de açúcar pra ficar mais fácil fazer as tirinhas, só que a proporção não foi boa então ele acabou esparramando enquanto secava. A receita que tá aí embaixo é  igual a da Juliana. Sigam essas proporções que vale a pena.
Mas antes mesmo de começar eu tive que fazer o açúcar impalpável em casa também. Cidade pequena…. Então segui a receita do Receitas de Minuto que é super simples, sem nenhuma alteração (estou tentando ser obediente as vezes).

confeito de acucar 3Açúcar Impalpável – original aqui
xícara de 240ml

1 xícara de açúcar refinado
2 colheres sopa de açúcar refinado

Bata tudo no liquidificador até ficar um pó bem fino. Depois de bater sempre deixe o liquidificador fechado um minutinho antes de abrir pra não cobrir sua cozinha de açúcar.

confeito de acucar 2

Confeitos de Açúcar – original aqui

200g de açúcar impalpável – não vou colocar medida de volume porque depende se você usa o comprado ou o feito em casa.
1/2 colher chá de sal
1 clara de ovo grande
1 colher chá de essência de baunilha
corante em gel

Misture o açúcar e o sal em uma tigela. Junte a clara e a baunilha e misture com um fouet. Depois que estiver homogêneo acrescente o corante. Coloque aos poucos, começando com bem pouquinho até atingir o tom desejado. Pra ter ideia, pra esse tom de azul eu coloquei meia ponta de faca. Misture bem e transfira para um saco de confeitar ou, se não tiver, uma sacola de mercado beeem limpa. Use um bico fino, ou abra um buraco pequeno na sacola e faça tirinhas em cima de papel manteiga. Eu tentei papel manteiga, filme plástico e direto no alumínio e em prato de cerâmica. No alumínio e no prato grudou tudo. No filme plástico não grudou mas esparramou muito mais que no papel. Não precisa preocupar em fazer tirinhas super retas já que elas não serão usadas inteiras, a não ser que essa seja a sua ideia.

Deixe secando por 24horas, mesmo! Depois corte as tirinhas em granulados ou quebre tudo em confeitos irregulares, que foi o que eu fiz. Como aqui tá com tempo de chuva depois de quebrar ainda deixei algumas horas secando na bandeja, só pra garantir. Guarde em um pote hermeticamente fechado. Agora licença que vou ali comprar todas as cores disponíveis de corante!

confeito de acucar