Pankoks, ou mini panquecas fofinhas

Pankoks são panquecas bem simples e de sabor neutro mas com um diferencial: são infladas no calor do fogão e ficam mega fofinhas!

pankoks

Eu amo panqueca!!! Minha favorita é a de banana, mas essas pankoks estão disputando o cargo. A receita eu vi lá no Mixirica(o site ainda existe mas a receita não tá mais lá) há muito tempo e guardei no meu “receitas a testar”; achei por acaso esse fim de semana e fiquei doida pra ver no que dava… E deu num café da manhã ótimo! Embora a original fale em comer com geleia, as minhas foram acompanhadas de mel e meu habitual balde de café.

Atualização: em 2020 refiz as fotos desse post e aproveitei pra mostrar minha nova combinação favorita: pankoks, mel, gomos de laranja e hortelã! O frescor da hortelã e a acidez da laranja combinam muito bem com a doçura que a panqueca fica depois de coberta de mel. Aproveitei também pra ajustar as medidas da receita para medidas padrão, então as xícaras são as de 240ml e as colheres de sopa tem 15ml enquanto as de chá tem 5ml.

pankoks

A grande diferença dessas pankoks para uma panqueca comum é que elas incham e viram quase que bolinhos! Na hora da frigideira é lindo ver a panquequinha inflando. E a diferença das minhas para as originais é que eu adicionei raspas de limão siciliano. Fica muito bom, mas se não tiver não deixe de fazer só por isso, elas valem a pena com ou sem raspas.

Atualização 2: além das raspas de limão você pode usar raspas de laranja para um sabor cítrico mais fácil, foi o que usei nas versões das fotos novas. Mas também dá pra brincar cm sabores e colocar um pouco de canela ou cardamomo por exemplo.

pankoks

Abolins Pankoks – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar*
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
3/4 xícara de leite
raspas de laranja ou limão**
óleo para untar a frigideira

*você pode usar qualquer tipo de açúcar, lembrando que quanto menos refinado mais úmida a massa depois de pronta; e quanto mai refinado mais leve.
**ou o tempero que você preferir

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira e unte com óleo. Baixe o fogo para o mínimo. Despeje cerca de 3 colheres (eu uso uma conchinha pra medir) de massa e tampe. Vá espiando para ver quando a massa começa a formar bolhas na superfície. Vire então e ela vai inflar na hora. Tampe novamente a frigideira e deixe até dourar o outro lado. Deixe descansar num prato enquanto repete com o restante da massa, e unte a frigideira a cada nova panqueca.

Salvar