Pão simples

Pão simples, porque essa receita é a base que a gente usa aqui em casa pra fazer pão. A partir dela dá pra fazer pão de cenoura, com bacon, com cebola, azeitona, ou com recheios/coberturas doces também, além de acrescentar farinha integral, de aveia, de arroz…

pão simples

Ele já até apareceu por aqui modificado pra receber farinha de coco. Hoje mostro a forma mais básica dele, que por si só já vale a pena. Sabe aquele pão fofinho que assim que a gente acaba uma fatia já quer a próxima? É esse. E ainda com o tchã de uma cobertura de gergelim dessa vez.
pão simples

Além disso tudo essa massa é bem fácil de modelar. E pra mostrar isso no vídeo do passo tem duas tranças, uma de 3 e outra de 4 pontas. Mas também dá pra fazer pãezinhos redondos, pequenas baguetes ou pães de forma.

pão simples

Pão Simples
xícara de 240ml

50g de fermento biológico fresco
200ml leite morno
2 ovos
1 colher café de sal
4 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de manteiga
2 colheres sopa de óleo
cerca de 3-4 xícaras de farinha
1 gema + 1 colher chá de café para pincelar
gergelim – opcional

Em uma vasilha grande dissolva o fermento no leite. Junte os demais ingredientes exceto a farinha e misture bem.
Acrescente 1 1/2 xícara de farinha e misture até incorporar totalmente. Deixe descansando por cerca de 40minutos, ou até dobrar de tamanho. Se o dia estiver frio, preaqueça o forno, na menor temperatura possível, desligue e deixe a vasilha lá dentro com a porta um pouco aberta.

Depois que a massa cresceu vá acrescentando o restante da farinha e sovando a massa. Sove bem, até o braço cansar mesmo. Eu precisei usar apenas 3 xícaras de farinha (no total) até conseguir uma massa lisa e fácil de modelar. Quanto mais farinha usada, mais pesado será o pão, então o ideal é usar o mínimo possível.

Modele os pães em seguida. Essa quantidade de massa dá para duas tranças, mas vale fazer pão de forma ou modelar pequenos pãezinhos. Misture a gema com o café, isso vai ajudar o pão a corar bem, e pincele os pães. Cubra com o gergelim e deixe descansar por mais 30min. A massa ainda vai crescer bem. Depois é só levar no forno a 230° ou até que doure.

Salvar