Pão de Queijo II

Pão de queijo, porque a saga em busca das melhores receitas de continua! A de hoje é daquelas que a amiga passa e a gente anota num papelzinho e guarda no bolso, sabe? Receitas testadas a rodo e que (milagre dos milagres) não inspiram modificações!

pão de queijo

Só um pequeno detalhe… (lá vou eu…) O papelzinho não especificava qual tipo de polvilho, então dividi entre azedo e doce conforme meu gosto. No primeiro post sobre pão de queijo expliquei rapidamente a diferença entre os polvilhos. Como queria um pão menos borrachudo, dessa vez, coloquei mais polvilho azedo do que doce.

Esses ficaram bem macios e com uma casquinha crocante bem dourada, em parte graças ao tempo de forno e a temperatura.

Atualização: Em 2019 refiz essa receita para gravar o passo a passo. Nessa ocasião experimentei uma temperatura de forno diferente, e o resultado foi um pão de queijo bem macio. Do tipo que murcha bem fácil. Resolvi deixar assim então, ficamos com a primeira receita sendo um pão de queijo mais crocante, e essa um pão de queijo mais macio.

pão de queijo

Pão de Queijo da Tânia
xícara de 240ml

2 xícaras de queijo meia cura ralado
3/4 xícara de polvilho doce
1 1/4 xícara de polvilho azedo
1 1/4 xícara de leite
100ml de óleo
25g de manteiga sem sal
2 ovos
sal a gosto

Leve ao fogo o leite, o sal, o óleo e a manteiga até ferver.
E uma vasilha misture os polvilhos e escalde com a mistura fervente. Dissolva bem o polvilho. Espalhe bem a mistura na vasilha e deixe descansar alguns minutos para amornar. Isso vai evitar que os ovos cozinhem.
Depois que a massa estiver morna acrescente os ovos, um de cada vez, e misture bem até ficar homogêneo. Acrescente o queijo e misture bem. Unte as mãos com óleo e modele os pães de queijo. Nessa hora você pode levar direto para o forno ou para congelar.

Para congelar coloque-os em uma assadeira, sem encostar uns nos outros e leve ao congelador por 2h. Depois transfira para um pote/saco fechado. Pode ir direto do congelador para o forno.

Para levar ao forno, distribua os pães em uma assadeira deixando espaço entre eles e leve ao forno, já aquecido, a 230° até dourar.

PS: Os meus ficaram bem amarelinhos porque usei ovos caipiras.