Doce de Leite Ninho

Doce de Leite Ninho, a receita clássica, simples e sem firulas, apenas com um cravo no topo de cada docinho. Ou não, caso você não goste do sabor que ele deixa no doce!

docinhos

Nos últimos anos o leite ninho se tornou um ingrediente queridinho da internet, com milhares de receitas aparecendo em todo canto. Infelizmente pra mim, a maioria desses pratos envolve juntar leite ninho com Nutella ou leite condensado. E embora eu goste do brigadeiro de leite ninho, confesso que não sou a maior fã dessas receitas escalafobéticas.

Então achei por bem reeditar esse post, lá de 2014, atualizando com fotos novas e um texto mais bem acabado. Uma forma de relembrar o doce de leite ninho tradicional, tão simples e fácil de fazer, e tão gostoso. Porque sim, eu acho esse docinho simples muito mais gostoso do que muita trufa recheada, bolo de milhões de camadas ou sei lá o quê. Pra mim essa versão é a que deixa o sabor do leite ninho realmente aparecer!

docinhos de leite ninho

Então sem mais delongas, vamos aos detalhes da receita, ingrediente por ingrediente. Começando pelo principal: o leite ninho. Não, não dá pra fazer com outro leite em pó. Dá sim pra fazer docinhos de leite em pó, eles são ótimos pra saborizar com outras coisas. Mas não vai ser a mesma coisa. Ainda assim, tem dica aqui. Eu gosto de usar o leite ninho integral. Tem um monte de opções com todo tipo de aditivo possível. Mas o integral é das versões mais baratas, é o que tem menos ingredientes de nomes estranhos na lista, e funciona super bem pro docinho.

Passando pro açúcar, ele é normalmente o meu maior problema. Porque se a gente não mistura a massa direito ele não “derrete” e o docinho fica com uma textura arenosa. Só que essa é uma massa pesada, então cansa. Peneirar o açúcar é o mínimo, na minha opinião, pra facilitar a vida. Mas se você sentir que o açúcar que você tem é meio grosso vale passar no liquidificador pra deixar ele bem fininho. Quanto ao açúcar de confeiteiro, eu tenho minhas dúvidas. Algumas marcas misturam amido no açúcar pra alterar a textura e isso acaba deixando o doce de leite ninho com o sabor meio apagado. Se você tiver certeza que o seu açúcar de confeiteiro não tem nada misturado vale usar. Mas na dúvida eu prefiro passar o refinado no liquidificador.

(E sim, a medida do açúcar é a lata do leite ninho mesmo.)

docinho de leite ninho

O último ingrediente é o leite de coco e ele é quem vai causar a maior mudança na receita. Isso porque dependendo do leite escolhido você vai precisar de mais ou menos dele. E sim, já fiz docinho com 100ml e já fiz com 200ml. É claro que leite de coco fresco é muito mais gostoso, mas a maior parte da minha vida comi esse doce com leite de coco de mercado e deu bom também. O grande ponto de atenção aqui é realmente ir colocando aos poucos pra não deixar a massa muito mole.

Mas se isso acontecer tem dois jeitos de fazer dar certo. O mais rápido é acrescentando um pouco de leite em pó. Nesse caso nem precisa ser leite ninho já que é só um pouco pra acertar a textura. Da mesma forma, vá acrescentando aos poucos e misturando bem a massa até chegar na textura adequada. A forma mais demorada é simplesmente deixar a massa secar. Esse doce seca se deixado exposto e o que eu já fiz foi colocar a massa na geladeira, sem tampar a vasilha, por uns 15min. Então misturo um pouco e volto pra geladeira. E vou fazendo isso até ela chegar no ponto. E eu uso a geladeira porque seca mais rápido e fica “protegido” do ambiente.

doce de leite ninho

Por ultimo, como servir o seu doce de leite ninho. Confesso que já teve muito dia de preguiça em que simplesmente coloquei a massa numa vasilha com tampa, na geladeira. Daí era só pegar uma colherada quando dava vontade. É o jeito mais fácil não com certeza não é o mais bonito! O tradicional é fazer bolinhas, colocar em forminhas de papel, e enfeitar cada uma com um cravo da Índia no topo.

Embora esse docinho seja mais sequinho e não peça uma cobertura como o brigadeiro com o granulado, já vi algumas versões cobertas com coco ralado. Acho que fica muito fofo, mas também acho que o coco rouba o protagonismo do leite ninho. Acho que se a ideia é fugir do formato tradicional a taça é uma boa ideia. Faz-se as bolinhas, que então são servidas em taças, ou potinhos, com ou sem o cravo.

taça de docinhos

doce de leite ninho

Docinho de Leite Ninho

Ingredientes
  

  • 1 lata leite ninho (400g)
  • 1/2 lata açúcar refinado veja texto acima
  • 100 a 200 ml leite de coco veja texto acima
  • cravo da Índia para enfeitar opcional

Instruções
 

  • Peneire o açúcar e misture com o leite ninho. Adicione o leite de coco aos poucos enquanto vai misturando a massa. A textura deve ser parecida com massinha de modelar.
  • Enrole os docinhos, coloque em forminhas e coloque um cravo no topo de cada um. Ou sirva vários juntos em uma taça.

Notas

É possível ajustar a textura, mais detalhes sobre isso no texto acima

Salvar