Rabanada Express – natal 2014

A minha história com rabanadas inclui encomendar o pão de rabanada 3 dias antes na padaria, e então no dia sair de lá com meia dúzia de bisnagas de 1m. No dia seguinte montar uma linha de produção que ocupa toda a cozinha e no final resulta em meia tonelada de rabanadas. Não a família não é gigante, a gente (eu) só é viciada em rabanada mesmo. O caso é que eu já estou afim de comer rabanadas e só tem 3 pessoas em casa! É o seu caso? Vai passar natal com pouca gente ou quer fazer rabanada mesmo que a família não tenha chegado ainda? Tem jeito!

rabanada

Com 2 pães de sal (francês) dormidos a gente resolve o problema, e de quebra não precisa de meia garrafa de óleo. Dá até pra fazer pro café da manhã com aquele pão que sobrou de ontem. Torradas pra que se a gente pode ter rabanada né?

Rabanada Express

2 pães dormidos
250ml de leite
1 colher sopa de açúcar
1/2 colher chá de baunilha – opcional
1 ovo super mega gigante – ou 2 pequenos
óleo e manteiga pra fritar
açúcar com canela pra depois

Eu gosto de cortar o pão em 4 pedaços meio na diagonal, mas vale cortar reto também. Pra quem prefere uma rabanada bem fininha corte o pão em dois e cada metade ao meio. (= quando vai passar manteiga, sabe?)

Em um prato misture o leite, o açúcar e a baunilha. Em outro bata ligeiramente o ovo, apenas para misturar. Aqueça a panela (alta) e coloque um pedaço de manteiga e um pouco de óleo, apenas o suficiente pra cobrir o fundo da panela. Aconselho panela alta no lugar de frigideira porque o trem pode espirrar bonito na sua mão. (Embora no vídeo eu tenha usado uma frigideira pra ficar mais fácil de mostrar…)

Mergulhe uma fatia do pão no leite adoçado. Para uma rabanada mais úmida vale apenas escorrer o excesso de leite, para uma rabanada mais seca aperte bem a fatia de pão. Passe no ovo batido e já tá pronto pra ir pra panela. Doure ambos os lados da fatia de pão e transfira para um prato com papel toalha para escorrer o excesso de óleo. Depois de repetir essa operação complicadíssima com tooodas as 8 fatias de pão… cubra todas elas com açúcar com canela e delicie-se!

Tô pra contar que essas rabanadas express vão roubar o lugar das panquecas no café da manhã de domingo…