Chá gelado e uma ideia pra adaptar

Chá gelado com um jeito diferente de acrescentar perfume e mais sabor a um chá tradicional, e que pode ser modificado pra outros sabores!

chá gelado

Em 2015 fiz esse a primeira versão desse post contando como fazia pra transformar o chá mate (não confundir com a bebida mate) em um chá gelado ideal pro verão. E agora em 2021 eu resolvi fazer fotos novas e atualizar a receita pro modo como faço hoje em dia. Foram poucas mudanças mas que eu acho que fazem diferença.

Mas acabei resolvendo atualizar todo o post. No texto antigo eu não explicava os motivos dos ingredientes e etapas da receita, e é isso que queria falar aqui. Eu faço esse chá gelado com mate, laranja, hortelã e adoçado com açúcar. Mas todos esses ingredientes podem virar outros conforme o seu gosto.

A laranja traz não só o sabor dela que eu gosto, mas um pouco de acidez que aumenta a sensação de frescor da bebida. Então se não tiver laranja vale usar qualquer outro cítrico, ou fruta ácida como abacaxi, no lugar dela. Da mesma forma a hortelã tá aqui pelo perfume e frescor. Mas outras ervas também funcionam bem, como melissa, capim cidreira (capim limão), alfavaca.. As ervas que vocês gostar de usar. Já o açúcar é porque eu sou uma formiga mesmo. Você pode usar outros agentes adoçantes, como mel, ou só pular essa parte se costume beber chá sem adoçar. Por último, o chá em si. Eu adoro mate e sempre em casa, então claro que foi ele o escolhido pra essa receita. Mas nesse tempo já teve chá gelado de chá verde por aqui. E claro que qualquer tipo de infusão vai funcionar nessa ideia!

Chá Gelado

1L de água fervendo
2 colheres sopa de chá mate
1 laranja Bahia
açúcar a gosto
folhas de menta/hortelã
muito gelo

Em uma jarra amasse as folhas de hortelã junto com o açúcar. Esprema metade da laranja e o chá. Cubra tudo com a água e deixe abafado por 2-5min. Coe e sirva em copos com gelo, fatias da outra metade da laranja e um raminho de hortelã.