Pavê de Sonho de Valsa

Eu esperei o natal passar pra não correr nenhum risco de alguém fazer a infame piadinha…

E atenção ao título, o pavê é DE sonho de valsa, não COM sonho de valsa! Até então eu só conheci pavês feitos com sonho de valsa, naquele esquema clássico: biscoito, creme e bombom picado. Todos deliciosos! Mas esse me surpreendeu porque o bombom é usado como um ingrediente do creme não apenas como crocante da montagem. O resultado é um creme leve com sabor de recheio de sonho de valsa, acompanhado por uma ganache densa, o biscoito molhadinho e ainda tem a crocância do bombom!!!
A receita eu vi lá no ICKFD, canal da Danielle Noce, que além de ter aumentado, e muito, a minha lista de receitas pra experimentar, ainda me deu ideia de misturar algumas receitas. Listas para o futuro próximo me animam muito!!

Mas voltando ao pavê… Eu fiz pequenas alterações, como substituir o bolo por biscoito champanhe pra facilitar (correria de fim de ano) e trocar o creme fresco por creme de leite de caixinha na ganache porque no mercado só tinha uma garrafa de creme de leite fresco (oi cidade pequena na correria do fim de ano!!) e eu sabia que daria certo essa mudança.

Vale esse adendo: quando for fazer esse tipo de substituição, principalmente em confeitaria, é legal pensar bastante antes. Não é apenas questão do sabor mas também do papel de cada ingrediente na construção da receita e sua interação com os outros ingredientes utilizados. pave sonho de valsaPavê DE sonho de valsa – original aqui

300g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite de caixinha
10g de manteiga sem sal
1 colher chá de mel
1 colher chá de essência de baunilha

500g de creme de leite fresco
16 recheios de sonho de valsa – só a parte do creme mesmo

1 caixa de biscoito champanhe
1/2x água
1/2 colher sopa de açúcar
16 cascas de sonho de valsa – as que sobraram dos recheios ali de cima

bombons inteiros pra enfeitar – quantos você quiser!!

Leve o creme de leite ao fogo baixo (mais fácil controlar) junto da manteiga e do mel. Enquanto esquenta, pique o chocolate em uma vasilha. Quando o creme de leite começar a querer ferver (aparecem pequenas bolhas na lateral da panela) desligue o fogo, junte a baunilha e despeje tudo sobre o chocolate. Espere 2 minutos e misture tudo para derreter o chocolate completamente. Deixe esfriando, fora da geladeira.

Quebre os 16 bombons e separe os recheios das cascas. Amasse os recheios com uma parte (cerca de 100g) do creme de leite fresco. Bata o restante do creme de leite até formar picos firmes. Cuidado para não bater demais ou seu pavê vai parecer ter sido recheado com manteiga. Quando o creme estiver firme, misture com o recheio de bombom apenas até ficar homogêneo.

Leve a água e o açúcar ao fogo apenas até dissolver o açúcar. Enquanto isso pique as cascas dos bombons grosseiramente.

Hora da montagem: molhe rapidamente metade dos biscoitos na calda de açúcar e forre uma travessa, ou tacinhas, com eles. Cubra com cerca de metade da ganache de chocolate. Por cima espalhe metade das cascas de bombons. Cubra tudo com o creme chantilly. Faça uma nova camada de biscoitos molhados na calda, as cascas de bombom restantes e por último o que sobrou da ganache. Eu enfeitei com mais bombons picados grosseiramente, mas vale colocar bombons inteiros ou partidos em gomos, metades, etc, etc… Leve para a geladeira por algumas horas antes de servir.

pave sonho de valsa 1

 

Salvar