Pavlova de Cappuccino – Nigella

A pavlova me encantou desde a primeira vez que a vi: um suspiro gigante coberto com creme e frutas/chocolate. Tem como não amar? E na cabecinha ignorante que tenho, era uma sobremesa russa. Pela sonoridade do nome eu imaginava Czares comendo pavlova. Imagine a minha surpresa ao descobrir que quem briga pela criação do doce são Nova Zelândia e Austrália!! O nome pelo visto foi escolhido para homenagear a bailarina Anna Pavlova.

Descobri que pavlovas vieram do outro lado do mundo assistindo um especial de natal da Nigella Lawson. Na ocasião ela fez uma pavlova inspirada no cappuccino (o tema do natal era Itália) e eu adorei a ideia! Fiz pequenas alterações pra seguir a tradição, como trocar o café expresso por café instantâneo normal, ou aproveitar um chantilly pré pronto que estava dando sopa por aqui.

Também tive que alterar uma coisinha durante o preparo do suspirão. Meu forno conta como temperatura mínima 180°, e não os 150° pedidos na receita. Então usei o velho truque da colher de pau na porta do forno. Nunca viu? Você coloca uma colher na porta do forno impedindo que ele feche totalmente, assim ele não esquenta tanto quanto deveria.

pavlova 2Pavlova de Cappuccino – original aqui
xícara de 240ml

4 claras
1 pitada de sal
1 1/3x de açúcar refinado
2-4 colher chá de pó de café instantâneo – com 4 fica bem amargo, regule ao seu gosto
2 colheres chá de amido de milho
1 colher chá de vinagre branco
300ml de creme e leite fresco – ou preparo para chantilly
açúcar a gosto
raspas de chocolate a gosto

Em um pilão (ou vasilha resistente) macere o café instantâneo até formar um pó fino. Aqueça o forno a 180°.

Bata as claras com o sal até começar a formar picos suaves. Continue batendo e vá adicionando o café e o açúcar aos poucos. Quando estiver bem homogêneo desligue a batedeira. Acrescente o amido e o vinagre e misture delicadamente até incorporar tudo. Tente misturar sempre levantando a massa e incorporando mais ar.

Em uma folha de papel manteiga desenhe um círculo de cerca de 20cm de diâmetro, vire o papel e unte o outro lado que é o que vai ficar pra cima. Se quiser facilitar você pode “colar” o papel manteiga na assadeira com 4 pontinhos do próprio suspiro. Despeje o suspiro de café no papel respeitando o círculo desenhado. O interessante é manter o “bolo” bem alto.

Leve ao forno e na hora de fechar baixe a temperatura para 150°. Se o seu forno for igual ao meu e não tiver uma temperatura tão baixa, é só colocar uma colher de pau ou um pano dobrado na porta do forno para que ela fique entreaberta. Deixe assando por 70minutos. Passado esse tempo desligue o forno e, se for o caso, feche a porta completamente. Deixe ele esfriando lá dentro por toda a noite. Eu sei, parece muito, mas pense que você vai estar dormindo e nem vai ver o tempo passar. Eu fiz eram 8h da noite e só abri 12h depois. Tudo isso é pra evitar que despedace completamente na hora de tirar da assadeira. Ainda assim eu consegui quebrar um pouco:

lado feio com suspiro todo quebrado
lado feio com suspiro todo quebrado

Depois é só bater o creme de leite com o quanto de açúcar que você quiser e cobrir o suspirão. Por último é só decorar com raspinhas de chocolate. Deixe na geladeira algumas horas antes de servir que fica ainda mais gostoso!!

Salvar

Salvar