Falsa cheesecake – ou não?

Falsa cheesecake mas eu não sei se é tão falsa assim, sei que é bem fácil de fazer e que é uma delícia!

falsa cheesecake

Mais uma dúvida sobre o que define uma comida. Depois de tentar descobrir se brigadeiro tem que ter chocolate ou não (descubra aqui) agora eu fico na dúvida com a cheesecake: qualquer bolo doce feito com queijo é cheesecake ou tem ingredientes específicos que definem uma cheesecake? As receitas mais tradicionais que eu vejo levam cream cheese e ovos, mas a de hoje leva ricota e nenhum ovo. As tradicionais também vão ao forno, como a de hoje, mas também já vi algumas que levam gelatina e vão apenas para a geladeira…. Ainda não consegui descobrir, então se alguém aí souber a resposta deixa nos comentários!

Questionamentos técnicos a parte, a sobremesa é uma delícia! É bolo de queijo, só que doce, sobre uma casquinha de biscoito e coberto com geleia!! Pra mineira que adora comer queijo com geleia a cheesecake é o paraíso. Aliás, A cheesecake ou O cheesecake?

Ah sim, só fiz duas pequenas mudanças: utilizei um pouco menos de ricota que a receita original e no lugar de geleia de goiaba usei uma geleia caseira de amora, mas vale a que você preferir.

Atualização: em 2020 refiz essa falsa cheesecake e tirei novas fotos. Aproveitei para medir tudo em medidas padrão e trocar o 2 pacotes pequenos de biscoito pela quantidade em gramas, e detalhes desse tipo. Ainda diminui a quantidade de leite condensado para 1 lata e não senti que ficou sem doce, principalmente por conta de geleia de cobertura. Você pode fazer com a 1 1/2 lata da receita original, principalmente se não for usar nenhuma cobertura!

falsa cheesecake

Falsa Cheesecake – original aqui

250g de biscoito Maizena
75g de manteiga
400g de ricota fresca
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite condensado
1/4 xícara de limão
1 pote de geleia – tem receita aqui

Comece pela casquinha. Triture os biscoitos no liquidificador, ou no processador, até formar uma farinha sem pedaços; eu triturei poucos de cada vez para garantir que não ia passar nenhum pedaço maior. Derreta a manteiga e misture no biscoito formando uma farofinha úmida.

Atualização: a textura ideal é tipo areia molhada; se ficar muito seca basta acrescentar algumas colherinhas de água gelada. Adicione bem aos poucos até conseguir a textura ideal.

Pegue uma forma redonda de fundo removível, de 20cm, e forre o fundo com essa farofinha apertando bem, com os dedos mesmo ou com um copo. Tem que ficar bem compactada.

Bata no liquidificador, a ricota, em pedaços pra facilitar, com o leite condensado, o creme de leite e o limão, até ficar homogêneo. Cubra a massa de biscoito com essa mistura e leve ao forno 180° por cerca de 30-40minutos. A casa vai ficar com cheiro de biscoito e a mistura de ricota vai estar firme, tipo um pudim. Retire do forno e deixe esfriar bem. Eu fiz de véspera, então deixei a noite toda esfriando, mas não precisa tanto, é só deixar algumas horas na geladeira pra ficar mais gostoso. Depois é só cobrir com a geleia. Se ela estiver muito densa dá pra esquentar um pouco ou diluir em um pouquinho de água pra ficar mais fácil espalhar sobre a/o cheesecake.

Atualização: quando refiz as fotos usei uma mistura de geleia de amora com geleia de abacaxi. O resultado é uma cobertura mais molinha e menos doce, talvez menos doce demais pro meu gosto. Acredito que geleias mais docinhas, como a de amora pura ou as de morango ou goiaba combinem mais com esse tipo de torta.

Salvar