Beterraba Assada de dois jeitos

Beterraba assada de dois jeitos diferentes que resultam em dois pratos bem diferentes também pra poder variar com o mesmo ingrediente!

beterraba assada

Eu adoro beterraba e não sabia! É que eu não sou muito fã de beterraba cozida, fica aguada demais, molenga, sem gosto…  Mas também não curto ela crua, parece que sem gosto também, tem que ralar ou picar microscopicamente pra conseguir mastigar… um saco porque no fundo eu sempre gostei de beterraba, só não gostava do modo de preparo.

Daí descobri como se prepara beterraba! Ela fica macia, mas firme ainda. Adocicada, com o sabor bem proeminente. Gostosa demais!! Como faz esse milagre? Assando a dita cuja! É moleza: enrola a beterraba, com casca e tudo, no papel alumínio, coloca numa assadeira e leva pro forno a 180-200° e esquece ela lá! Depois de uns 40 minutos tenta furar com um garfo pra ver se já tá macia. Eu gosto de tirar quando dá pra fincar o garfo mas não tá muito macio ainda. Daí é só descascar e picar do jeito que preferir. Pronto!!  Eu gosto de deixar esfriar e servir com folhas de manjericão, pra fingir que deu algum trabalho…

beterraba assada

Atualização: em 2020 eu resolvi revitalizar esse post. Nesses anos eu acabei aprendendo 2 formas diferentes de fazer a beterraba assada. O mais antigo é o que originou esse post: enrola a beterraba inteira no papel alumínio e deixa no forno a uns 230C até conseguir fincar um garfo nela sem muito esforço; costuma demorar uns 40min dependendo do tamanho da dita cuja. E realmente a beterraba assada desse jeito fica bem gostosa. Ela fica úmida e macia, mas sem ficar molenga, e com muito sabor! Uma delícia, principalmente pra quem quer fazer uma salada bem colorida.

Agora o segundo método é assar a beterraba já descascada (ou não) e picada. Eu costumo partir em gomos, cobrir tudo com azeite e temperar com sal e alguma erva. Para a das fotos eu usei sálvia seca, mas já experimentei (e gostei) com alecrim, tomilho, orégano… E o resultado é bem diferente! Com esse método a beterraba vai secar no forno. O sabor fica mais intenso e a textura muda completamente, ficando mais sequinha e firme. Também combina com saladas mas eu gosto de fazer pra acompanhar caldos e purês. E você pode cortar em gomos, fatias, cubinhos, como preferir!

beterraba assada

Acho que no fim das contas esse post atualizado acabou ficando mais longo do que os drops normalmente ficam. Mas também acho interessante mostrar como o mesmo ingrediente e, em teoria, o mesmo método de preparo (assar) podem render pratos bem diferentes. É um jeito legal de variar as refeições e também de descobrir como cada pessoa prefere cada ingrediente.

——

Tag nova no Cozinha! A ideia dos posts Drops é mostrar essas pequenas dicas que não chegam a constituir uma receita em si, mas que facilitam o dia a dia. Quem tiver alguma dica legal do tipo e quiser vê-la publicada aqui no blog é só mandar um email pra gente!

Salvar