Daiquiri da casa

Daiquiri da casa com calda de cereja em calda no lugar do marrasquino e um passo a passo super simples.

daiquiri

Esse post é originalmente de 2015 mas as fotos e esse texto são de 2021. Eu atualizei a receita diminuindo as quantidades para apenas uma taça e resolvi remontar esse texto inicial para dar mais algumas informações. Mas a história de como resolvi fazer esse daiquiri ainda é a mesma: eu queria um drink com rum, então peguei meu Guia Internacional do Bar e fui passando o dedo pelo índice de bebidas até achar algo que me desse vontade de beber.

E quase nada mudou no modo como faço daiquiri até hoje. A receita original pede por licor marrasquino, algo que nunca passou nem perto do meu bar (aceito presentes no entanto). Então na época troquei pela cereja das cerejas em calda caseiras que eu faço todo fim de ano. A verdade é que dá pra trocar por qualquer licor que seja  mais doce do que de sabor forte. A ideia é que o sabor do rum e a acidez do limão se sobreponham e o licor/xarope apenas adoce um pouco o final do drink. Ou seja, vá ser feliz fazendo seu daiquiri do seu jeito! Grenadine, calda de doce de compota, licor de laranja… o daiquiri é seu e você faz como quiser!

Por último, uma dica que existia já na primeira versão desse post e que eu acho bom deixar aqui: a versão frozen fica ótima! A única mudança é no modo de preparo; em vez de bater na coqueteleira se bate tudo no liquidificador cheio de gelo até conseguir uma espécie de raspadinha alcoólica. Muito gostoso…

daiquiri

Daiquiri

1 1/2 dose de rum prata
suco de meio limão pequeno
1 colher chá de açúcar
1 colher chá de calda de cereja em calda
gelo a vontade
1 fatia de limão para a taça*

Prenda a fatia de limão na borda de uma taça rasa e reserve. Em uma coqueteleira cheia de gelo junte o rum com o limão e o açúcar e bata bem até tudo gelar. Coe na taça e complete com a calda de cereja.

* O Daiquiri normalmente é servido em taças rasas e de boca larga enfeitadas com rodelas de limão. Ou em taças de champanhe com canudos curtos.

Salvar