Puffs de Muçarela, ou é mussarela?

Puffs de muçarela que são apenas quadradinhos de massa folhada recheados com queijo!

puffs de muçarela

Tão simples que nem parece que precisa de receita né? Foi o que eu achei lá em 2015 quando postei uma foto dessa delícia de ideia que minha mãe teve. Na época, e a pedidos, acabei trazendo a ideia pro site. Também era uma ótima desculpa pra fazer o petisco de novo.

E agora, em 2022, resolvi pegar essa ideia tão fácil e transformar em reels/shorts, e claro que aproveitei pra fazer fotos novas. E nesse pique, resolvi atualizar esse texto com algumas dicas.

Começando com a massa folhada. É claro que uma massa caseira pode levar esse petisco pra outro nível. Mas a ideia aqui era algo rápido e fácil, então sempre usei massa congelada, comprada no mercado mesmo. E a dica que tenho pra ela é no jeito de cortar. A ferramenta que mais gosto é o cortador de pizza, mas você pode usar uma faca. O detalhe é não passar a faca na massa e sim apertar; assim a gente não estraga as camadas dela.

Outra coisa que faço é fazer um corte diagonal na massa do topo. É por ali que o queijo escapa, e é justamente isso que eu quero que aconteça! O pouquinho de queijo que escapa doura e forma uma casquinha que eu adoro! Se você preferir o recheio todo dentro dos seus puffs de muçarela é só ignorar esse passo.

Por último, uma coisa que não fiz dessa vez mas que é sim uma boa ideia: salpicar um pouco de orégano por cima dos quadradinhos. Vale também outras ervas secas ou temperinhos que você preferir.

puffs de mussarela

Puffs de Muçarela

Massa folhada
pedaços de mussarela
1 ovo batido

Corte a massa folhada em quadrados, e a mussarela em quadrados 1cm menor que os quadrados de massa.
Coloque a mussarela sobre metade dos quadrados de massa.
Pincele com o ovo batido as bordas de massa não cobertas pelo queijo.
Então cubra o queijo com outro quadrado de massa; pra isso estique um pouco a massa, sem apertar.
Pincele a massa de cima com o ovo batido também.
Opcional: faça um corte diagonal na massa de cima para que o queijo vaze um pouco fazendo uma casquinha.
Leve ao forno a 230C até dourar.