Licor de Laranja caseiro

Licor de laranja caseiro é uma receita bem simples, com poucos ingredientes e que tem um resultado delicioso!

licor de laranja

Essa receita nasce da curiosidade com outra: o limoncello. Eu ouvi falar desse licor lá em 2015, em algum programa de culinária da GNT pré realitys de competição. Fiquei curiosa, fui pesquisar e descobri que, apesar de existirem muitas versões industrializadas, o limoncello é muitas vezes feito em casa.

Demorei um pouco pra experimentar, já que limão siciliano não é comum (nem barato) por aqui. E quando experimentei adorei! Tanto que em seguida comecei a experimentar versões com outros cítricos. E foi assim que cheguei nesse licor de laranja caseiro, ainda em 2015!

Também foi assim que cheguei no licor de mexerica.

licor caseiro de laranja

Fico falando lá em 2015, porque esse texto é uma atualização feita em 2023. Eu fiz fotos novas e resolvi mexer no texto também. Isso porque, além dessa história, queria falar melhor das possíveis alterações na receita. E são várias.

Começando pela base: eu gosto de usar vodka por conta do sabor neutro. Mas se você preferir brincar com combinações dá pra usar com outras bebidas como base. Acho que cachaça funciona bem, mas evito as envelhecidas que tem mais sabores pra disputar com a laranja.

Falando na laranja, eu uso a bahia por conta da cor e do perfume da casca, mas também por conta da quantidade de óleo que a casca tem. Isso traz bastante perfume pro licor! Mas dá sim pra fazer com outras variedades. E claro, dá pra fazer com limão, mexerica, e combinações dessas frutas.

licor de laranja caseiro

Por fim as quantidades! Dá pra deixar as raspas mais ou menos tempo de molho na vodka. Deixando 1 semana o resultado é mais doce e menos amargo, mas também mais suave. Já com duas semanas o perfume da laranja fica mais intenso, mas o amargor também começa a aparecer. Não tem certo e errado, vai do seu gosto.

O mesmo vale pra calda de açúcar. Essa proporção é pra um licor bem docinho, do tipo que vale pela sobremesa. Meu conselho é fazer a calda e ir colocando aos poucos na vodka e provando pra ver conforme o seu gosto. Pra efeito de comparação: se eu vou fazer esse licor pra substituir um Cointreau da vida, eu corto a quantidade de calda pela metade. E claro, essa quantidade de licor é pequena, mas deixo assim justamente pra você ir experimentando, até descobrir como é sua versão favorita. E aí sim, dá pra aumentar as quantidades a vontade!

licor de laranja

Licor de Laranja

Ingredientes
  

  • Raspas de 4 laranjas
  • 1 xícara vodka
  • 3/4 xícara açúcar
  • 3/4 xícara água

Instruções
 

  • Deixe as raspas de laranja em imersão na vodka, em um vidro bem tampado, por 1 semana.
  • Junte o açúcar e a água e leve ao fogo até ferver. Espere apenas amornar e junte a vodka, coando as raspas.
  • Transfira para uma garrafa de vidro e espere esfriar para tampar. Guarde na geladeira.