Patê-molho de ricota

Essa receita foi meio no improviso, e deu muito certo! Um dia abri a geladeira e encontrei uma embalagem inteira de ricota congelada. O sabor continuava o mesmo, mas a textura (que na ricota já não é lá essas coisas) estava horrível. O “queijo” esfarelava muito fácil, sem nenhuma liga. Então resolvi improvisar alguma coisa com ele, e saiu esse patê super gostoso pra comer com biscoitos, pães, ou mesmo pra servir como molho da salada.
pate ricota 1
Com as proporções usadas o patê fica beeem leve, tanto que antes de ir pra geladeira ele parece que vai ficar líquido. Não precisa preocupar que depois de algumas horas de geladeira ele fica mais firme. Mas ainda assim, se quiser uma patê mais consistente é só usar menos leite. Comece com apenas metade da medida e vá acrescentando aos poucos pra ver qual o seu gosto.

O mesmo vale pro manjericão. Usei porque gosto e  porque os daqui de casa estão enormes. Mas vale qualquer erva que quiser, ou nenhuma erva também. Pode trocar por pimenta, ou algum outro tempero, ou trocar o azeite comum por um saborizado… o que a imaginação inventar…

Patê de Ricota
xícara de 240ml

2 xícaras de ricota esfarelada
1 xícara de leite – usei desnatado
cerca de 4 colheres sopa de azeite
sal a gosto
um punhado de folhas de manjericão – opcional

Comece esfarelando a ricota pra poder medir, fica mais fácil com um garfo mas pode ser com as mãos mesmo. Coloque no liquidificador junto do leite e comece a bater. Ainda batendo vá acrescentando o azeite ao poucos. Se for usar o manjericão coloque junto do azeite. Prove pra acertar o sal e o azeite. Vai estar bem líquido mas é assim mesmo.
Coloque em um pote fechado e leve pra geladeira por pelo menos 2h pra poder ficar na consistência mais firme.
pate ricota 2

Salvar