Bolo Bananada

Mais uma receita da turma do “e se…”. A ideia era um bolo beem úmido tentando combinar banana, chocolate e café… Tudo pra aproveitar bananas hiper maduras e um mundo de café congelado dando sopa por aqui.

bolo bananada

O resultado foi realmente um bolo super úmido, daqueles que nem dá pra fazer o teste do palito, quase que a textura desses doces de corte que tem na roça (aka bananada…). A combinação de banana com chocolate deu certo como sempre… já o café sumiu do bolo coitado! Não sei se o café não tava muito forte, ou se foi muita banana, sei que ele só serviu pra ajudar a escurecer a massa.

O que não é de todo mal já que:
1 – o bolo fica com uma cor linda, parecendo que foi feito com cacau
2 – é sempre bom ter jeitos de aproveitar o café que sobrou, e congelar pra usar depois é bem fácil.

Se quiser usar café fresco dá certo, e se quiser usar água no lugar do café tá tranquilo também.

bolo bananada

Escolha bem o tipo de banana que for usar, pra quem prefere sabores mais suaves aconselho a prata. A que eu tinha era Caturra, que tem o sabor bem mais proeminente e é um pouco mais doce também. Enfim, dá pra variar bastante de acordo com as opções disponíveis.

Atualização: em 2018 refiz a receita e tirei novas fotos, dessa vez dobrei a receita, e no lugar da banana caturra usei algumas bananas prata pequenas; o resultado é um sabor muito mais suave de banana e uma consistência mais de bolo e menos de brownie. Leve isso em consideração na hora de escolher a banana. Também mudei o tamanho da forma para uma de cerca de 20cm de comprimento.

Bolo Bananada
xícara de 240ml

1 banana média
1 ovo
100ml de café
3 colheres sopa de açúcar
3 colheres sopa de chocolate em pó
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó

Em uma vasilha misture a farinha e o fermento e reserve. Bata os outros ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Se o café for congelado, vale descongelar no micro-ondas antes, pra facilitar.
Junte os líquidos aos secos e misture delicadamente até incorporar tudo. Transfira para uma forma untada e leve ao forno a180° por cerca de 50min. O teste do palito funciona meio torto, o palito vai sair sujo, mas dá pra perceber quando a massa passou de líquida pra assada. Tipo brownie, mas sem a casquinha quebradiça…

Se quiser cobrir com o açúcar de confeiteiro espere esfriar completamente para não melecar tudo.