Bolo de Chocolate – Páscoa 2015

Bolo de Chocolate sem leite nem manteiga, de misturar tudo na mesma vasilha com uma colher e pronto, mais simples impossível!

bolo de chocolate

Essa receita é daquelas antigas, que toda família tem uma versão, e que parecem não ter uma origem. Aqui ela é conhecida como “o bolo de chocolate da minha mãe”. Primeiro porque é o bolo de chocolate de sempre da casa. Mas também porque ele é a base dos bolos de aniversário que minha mãe fez nossa infância inteira. A quem interessar: dois tabuleiros desse bolo, empilhados com beijinho no meio, e brigadeiro e granulado cobrindo tudo. Tem uma versão atualizada dele aqui.

E justamente por isso ele foi publicado aqui no site logo no segundo ano do Cozinha. E também por isso esse post já foi atualizado algumas vezes. Isso porque eu tô sempre inventando moda em cima dessa receita. Mas achei por bem deixar esse post com a versão básica desse bolo. A única coisa que fiz foi pegar as medidas da minha infância (aquela xícara duralex marrom que mora no meu coração) e adaptar pra medidas padrão.

Mas é claro que mesmo assim já temos variações. Isso porque o bolo da minha mãe é feito com achocolatado, e o meu com uma mistura de achocolatado e chocolate em pó. Já aviso que dá pra usar 1 1/2 xícara de achocolatado, ou de chocolate em pó, ou mudar a proporção dos dois conforme o seu gosto. O que muda é que o bolo com achocolatado vai ser mais doce e aerado, formando uma casquinha sequinha e doce no topo. Já o bolo com chocolate 50% vai ficar mais denso e menos doce, e o topo vai ser mais liso e macio. Adoro os dois.

bolo de chocolate

Já tentei fazer com cacau, com açúcar mascavo, com café, com leite, e muitas outras versões. Todas exigiram pequenas alterações, mas todas acabaram dando certo. E esse é um dos motivos de eu achar esse bolo de chocolate uma ótima receita pra quem tá aprendendo a cozinhar. Dá pra ir trocando ingredientes e anotando os resultados e descobrir qual a sua versão favorita.

Outro motivo é que ele é super simples. Na receita abaixo eu menciono duas vasilhas porque é como acostumei a fazer. Mas super dá pra só ir juntando tudo na mesma vasilha e misturar com uma colher de pau. Fácil assim. Outro ponto a favor dessa receita: ela vira cupcakes numa boa; os cupcakes fogueira que o digam.

Por fim, uma dica: a receita fala em óleo vegetal apenas, mas acho importante pontuar que sempre que falo isso quero dizer óleos que ficam líquidos em temperatura ambiente. Então mesmo que óleo de coco seja uma gordura vegetal, não faça isso pois a textura do bolo não via ficar tão leve.

bolo de chocolate

bolo de chocolate

Bolo de Chocolate

Ingredientes
  

  • 3 1/2 xícaras farinha de trigo
  • 1 3/4 xícaras açúcar refinado
  • 3/4 xícara achocolatado
  • 3/4 xícara chocolate em pó 50%
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 4 ovos
  • 1/3 xícara óleo vegetal
  • 1 1/2 xícara água fervendo

Instruções
 

  • Unte um tabuleiro de cerca de 22x33cm e ligue o forno a 230C pra ir aquecendo.
  • Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos.
  • Em outra bata os ovos com o óleo apenas para misturar mais fácil. Junte essa mistura aos ingredientes secos e misture até formar uma farofa.
  • Acrescente a água fervendo e misture bem, deixando a massa lisa e brilhante.
  • Transfira para o tabuleiro e leve ao forno até assar completamente.