Geleia de Maracujá com Manga

Se eu contar que fiz uma geleia sem açúcar vocês acreditam? Nem era a intenção, eu fiquei mais curiosa foi com a mistura de sabores… Mas acabei gostando também desse detalhe, menos pó branco industrializado (que eu amo mas fazer o que…) mais açúcar natural das frutas. Ainda mais depois de páscoa né? Todo mundo se esbaldando no que sobrou dos ovos de chocolate, então vamos começar pegando leve no açúcar….

A receita na verdade veio de uma ideia de páscoa, lá no canal da Dani Noce: um falso ovo quente. A geleia em questão foi feita pra ficar no lugar da gema do ovo. Como minha intenção não era a geleia se passar por gema, fiz com as sementes do maracujá batidas. O fato é que gosto do visual das sementinhas quebradas, e como passo pela peneira não fica nenhum pedaço maior que atrapalhe a textura. Pra quem não gosta das sementes é só fazer igual a original e passar a polpa do maracujá pela peneira sem bater.
Falando em não gostar, essa é uma geleia mais azedinha. Pra quem não é muito fã eu recomendo mais procurar o maracujá doce do que adicionar açúcar. É que o açúcar interfere também na textura final da geleia. Se mesmo assim você quiser colocar, use uma proporção baixa (menos da metade da quantidade de fruta) e preste bastante atenção no ponto enquanto estiver no fogo.
geleia maracuja manga 2Geleia de Maracujá com Manga – original aqui

2 xícaras de manga em cubos
Polpa de 2 maracujás

Bata tudo no liquidificador, não precisa adicionar água. Quando não houver mais pedaços de fruta passe a mistura por uma peneira. Isso vai reduzir os pedacinhos de semente de maracujá e possíveis fiapos da manga.Em uma panela leve essa mistura ao fogo e mexa constantemente por cerca de 10minutos. A geleia vai começar a desgrudar da panela (tipo brigadeiro). Como espirra um pouco e eu detesto comida quente espirrando nos meus dedos eu altera constantemente o fogo entre alto e baixo, por isso demorou uns poucos (2-3) minutos a mais.
Depois é só transferir para um potinho e esperar esfriar.

Salvar