Mini Pão de Queijo Temperado

Mini pão de queijo bem temperado que é pra poder virar petisco e provar que pão de queijo não precisa acompanhar só uma xícara de café.

pão de queijo com cerveja

Esse post foi feito pela primeira vez em 2015. Em 2018 refiz e troquei as fotos. Agora em 2023 ele ganha uma nova versão, também com fotos novas, um vídeo com passo a passo narrado e um texto mais bem acabado.

E tudo isso pra uma receita mais antiga, vinda de um caderno de receitas da família, com direito a uma anotação de “aprovado” ao lado. Não tinha como não querer testar né?

O que me chama a atenção nessa receita é o fato de apenas o óleo ser aquecido, sendo que a água entra fria e antes dele! Explico. Normalmente o polvilho azedo é escaldado e pra isso a gente aquece os líquidos da receita e joga direto no polvilho. Escaldar o polvilho faz com que o amido dele gelatinize e isso garante as bolhas típicas dele. Mas a quantidade de óleo quente nessa receita não parece que vai ser o suficiente pra escaldar todo o polvilho. E ainda assim ele dá certo!

Mas também já deu errado…

Eu já tentei mexer várias vezes nas proporções entre o polvilho doce e o azedo e em algumas delas o resultado foi meio desastroso. Pra entender isso é bom saber o que cada um deles faz, né? O polvilho doce faz um pão de queijo mais macio, úmido e “gomento”. Já o polvilho azedo faz um pão de queijo mais crocante, sequinho e oco. E isso é uma super simplificação minha. E também vale pra um mini pão de queijo, temperado ou não.

Mas com o mini pão de queijo a gente tem mais área externa em relação ao miolo, então ele seca mais rápido que um grandão. É a mesma regra do pão italiano que fica seco bem mais rápido quando feito em miniatura. E aí corta pra minha versão do passado pensando em fazer um mini pão de queijo pra petisco, bem crocante, e aumentando muito a proporção de polvilho azedo. E o resultado foi mesmo bem crocante… E super duro assim que esfriou!

mini pão de queijo

A proporção da receita abaixo foi a maior quantidade de polvilho azedo que eu consegui colocar sem deixar esse mini pão de queijo virar uma pedra algumas horas depois. Ele não fica super crocante, mas ainda tem o contraste que eu gosto da casquinha mais crocante e o miolo mais macio. E eu tô contando tudo isso justamente porque foi um trabalhão descobrir essa proporção já que a receita original só dizia polvilho!

Com tudo isso resolvido, ficam alguns detalhes importantes: textura e sal. A textura da massa precisa ser meio molenga e pegajosa senão o mini pão de queijo vai ficar meio seco. E eu nunca salgo a massa antes de misturar todos os ingredientes e chegar na textura final, porque depende do queijo. Pra isso é importante provar. Se você não quiser comer a massa crua, faça uma panquequinha e frite na frigideira pra provar.

Por último, o ingrediente principal: o queijo! Eu uso sempre minas meia cura, mas eu entendo que nem todo lugar dá pra achar esse tipo de queijo. Então dê preferência pra queijos que derretem bem e não soltam água. Entre parmesão e mussarela, indico uma mistura de 3/4 de mussarela e 1/4 de parmesão.

E claro, mini pão de queijo que quer ser petisco precisa ser temperado. Usei orégano porque acho que combina com tudo e é fácil encontrar. Mas dá pra usar outros temperos que você preferir sem problema!

Mini pão de queijo temperado

Ingredientes
  

  • 1 1/4 xícara polvilho azedo
  • 2 xícaras polvilho doce
  • 100 ml água
  • 100 ml óleo quente
  • 1 ovo
  • 200 g queijo ralado veja texto acima
  • 1 xícara leite - mais ou menos veja texto acima
  • sal
  • orégano - opcional

Instruções
 

  • Misture os polvilhos. Acrescente a água e misture novamente até quebrar todos os grumos que se formarem. Em seguida adicione o óleo quente e misture novamente.
  • Com o óleo incorporado misture o queijo. Em seguida acrescente o ovo e um pouco do leite. Vá misturando a massa e acrescentando o leite. Se necessário acrescente mais que a 1 xícara.
  • A textura da massa deve ser meio molenga e grudenta, mas deve manter a forma quando a bolinha for feita. Se a massa tiver ficado mole demais deixe na geladeira por 30min para firmar.
  • Com a textura acertada veja se precisa de sal e junte o orégano, ou o tempero escolhido, e misture novamente.
  • Ligue o forno a 230C para ir aquecendo. Faça bolinhas menores que um brigadeiro e espalhe em uma assadeira NÃO untada. Leve diretamente ao forno até dourar.
  • Se quiser pode congelar as bolinhas e levar congeladas ao forno, ou congelar a massa inteira e descongelar para bolear antes de assar.

 

Salvar