Sorvete de banana assada

A gente já teve sorvete de banana mega simples por aqui. Hoje é sorvete de banana mais elaborado, e com um sabor um pouco diferente já que a banana é assada antes. Aliás, pra quem tiver com preguiça de fazer sorvete (mas é tão fácil…) vale dar uma olhada no preparo da banana assada, que sozinha já é uma receita ótima!

sorvete de banana assada

Esse sorvete de banana assada veio lá do brown eyed baker e mudei só duas coisinhas. A original leva sal grosso e eu usei o sal fino, comum mesmo; e a receita é finalizada na sorveteira, mas não temos então vai de liquidificador mesmo. Pra quem tem a sorveteira é uma boa porque deve ficar bem mais cremoso! Mas pra quem não tem, fica a descoberta que dá pra fazer no liquidificador também!

Dá pra fazer no processador? Até dá, mas vão ficar uns pedacinhos de banana e caramelo, enquanto no liquidificador vai ficar bem mais homogêneo. Daí varia de acordo com seu objetivo.

sorvete de banana assada

Sorvete de banana assada – original aqui
xícara de 240ml

3 bananas médias – usei prata e super madura
1/3 xícara de açúcar mascavo
20g de manteiga sem sal gelada
1 1/2 xícara de leite integral
2 colheres açúcar cristal
1/2 colher chá de baunilha
1 1/2 colher chá de suco de limão
1/4 colher chá de sal – pode ser o marinho

Descasque e pique as bananas em rodelas finas e passe para uma assadeira. Pique a manteiga em pedacinhos e misture com as bananas e o açúcar mascavo. Leve tudo ao forno a 180° por 30minutos. No meio do tempo retire a assadeira do forno e misture tudo novamente para ter certeza de que o caramelo pegou em todas as bananas.
Só isso já fica delicioso pra comer puro ou com canela.

Pra fazer o sorvete transfira as bananas e o caramelo formado para o liquidificador junto do restante dos ingredientes. Bata até formar uma mistura homogênea e leve ao congelador por cerca de 8h. Ou deixe a noite toda, como eu fiz.

Depois que estiver congelado já vai parecer um sorvete, mas bem cristalizado. Tire do congelador por uma meia hora e bata novamente no liquidificador. E volte pro congelador por mais algumas horas. Pra quem tiver paciência, quanto mais vezes liquidificar, menos cristalizado vai ficar. Eu não tenho paciência nenhuma, e mesmo com apenas duas batidas já achei que ficou gostoso.

Pra fazer com a sorveteira: em vez de levar pro congelador na primeira vez leve para a geladeira e deixe gelar bem. Então deixe rodar na sorveteira (já dormida no congelador) até ficar cremoso. Então leve o sorvete ao congelador por algumas horas antes de servir.