Chocolate quente básico

Tá chegando a temporada de frio e, pra mim, uma das melhores partes dela: os chocolates quentes e suas variações!!! E como a ideia é mostrar vários jeitos de transformar o chocolate quente tradicional, melhor começar mostrando como fazer o chocolate né?
Essa receita começou com um vídeo antiiiigo do Jamie Oliver, especial de natal que vi anos atrás no GNT. Não tenho mais aquela receita mas fui adaptando a cada inverno e cheguei nessa aqui.

Não espere canela, especiarias ou muitos sabores especiais. Essa é a base, só o chocolate mesmo, e mais alguns truques claro. Mas os sabores especiais a gente coloca depois. Por isso mesmo essa receita é boa pra quando você vai receber um monte de gente. Vai que tem alguém que não gosta de canela? Ou não suporta conhaque?
Vale algumas notas: Não se preocupe com o amido de milho, ele não empelota na hora de fazer o chocolate. O bicarbonato serve pra dar aquela espuminha e é tão pouco que não altera o sabor. Outro que é só um pouquinho é o café (a ideia não é fazer um cappuccino) só pra realçar ainda mais o chocolate.
Pra quem gosta das misturebas, é só esperar pelo inverno que a gente vai mostrar várias delas.

Chocolate quente – a base
colheres medida padrão

50g de chocolate meio amargo
4 colheres sopa de açúcar refinado
3 colheres sopa de leite em pó
2 colheres sopa de chocolate em pó 50%*
1 colher sopa de amido de milho
2 colheres chá de pó de café instantâneo
1/2 colher chá de bicarbonato

Rale o chocolate em barra no ralo médio. Depois misture tudo. Guarde em um vidro bem fechado, de preferência com tampa hermética para não entrar nenhuma molécula de água e empedrar a coisa toda.
Pra usar é só misturar um pouco com água ou, preferencialmente, leite quente.

* Pra quem quiser usar o cacau puro: se quiser o mesmo sabor altere o cacau para 1 colher de sopa e o açúcar para 5 colheres. Se quiser algo menos doce mantenha as proporções.

Salvar

3 ideias sobre “Chocolate quente básico

  1. Pingback: Choconhaque | Cozinha Roman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *