Torta de Liquidificador

Torta com a massa feita no liquidificador e o recheio ao gosto do freguês. Eis mais uma receita da família. Essa também tá nos cadernos desde que me entendo de gente, tendo chegado aqui em casa através de uma madrinha minha. Também é uma receita com poucas modificações ao longo do tempo…

torta de liquidificador

Só retirei os temperos prontos, coisa que não aparece mais na cozinha de casa. E realmente não fazem falta já que o recheio é o maior encarregado de dar o sabor ao prato. A massa só leva sal quando o recheio é mais simples, como no caso do queijo minas. Já na torta recheada com linguiça toscana (e na feita pro vídeo com salsicha de cachorro quente) a massa foi sem sal nenhum.

Aliás, o queijo foi uma ótima descoberta. Uma torta leve, e que recebe bem vários tipos de tempero. E vários tipos de queijo também. Dá até pra fazer uma torta a 3-4-5-etc queijos.
Já o recheio de linguiça toscana (feita na primeira vez que esse post foi ao ar) eu meio que passo a receita abaixo. Mas não se preocupem muito, foi uma coisa meio feita de olho, sem medidas exatas. E claro, vale trocar pelo recheio que tiver na geladeira, ou pelo que for agradar aos convidados! (que foi o que eu fiz quando refiz essa receita pra gravar o vídeo, improvisei um recheio com salsichas de cachorro quente; e ficou ótimo!)

torta de liquidificador

Torta de Liquidificador
xícara de 240ml

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 cebola grande
180ml de óleo
2 colheres sopa de fermento
cerca de 300ml de leite
sal – se o recheio não tiver

recheio da sua escolha

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, exceto o fermento. Vá acrescentando o leite aos poucos. A massa não deve ficar muito líquida, mas o liquidificador não vai dar conta se ficar muito pesada. Coloque o fermento por último e bata apenas o suficiente para misturar.

Em uma forma, ou forminhas individuais, untada(s) coloque metade da massa, o recheio (já frio) e depois o restante da massa. Se quiser vale passar a colher levemente pra misturar um pouco o recheio com a cobertura de massa.
Leve ao forno já aquecido a 180° até que doure.

Para o recheio de linguiça toscana (não tem medida…)

Desmanche a linguiça retirando a carne da tripa (ou do invólucro que for) mas sem desmanchar muito os pedaços.
Refogue cebola e alho em óleo quente até que dourem e acrescente a linguiça desmanchada. Acrescente um “punhadinho” (meia colher de chá mais ou menos) de erva doce se gostar, e refogue até a linguiça cozinhar bem.
Junte um pouco de tomate em lata e deixe no fogo baixo até secar, para o recheio não ficar muito líquido. Só depois que tiver secado o excesso de líquido prove e acerte o sal.  Espere esfriar antes de usar.

Para o recheio improvisa com salsicha de cachorro quente

1/4 xícara cebola picadinha
azeite a vontade
1/4 xícara de molho de tomate
6 salsichas

Refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Junte as salsichas já picadas e refogue novamente. Por fim junte o molho de tomate e misture bem. Desligue o fogo e deixe o recheio amornar antes de usar.

Salvar