Torta de banana caramelada bem simples

Torta de banana caramelada com casquinha que mais parece biscoito pra servir ainda quentinha junto de uma bola de sorvete!

torta de banana caramelada

A original e a minha primeira tentativa era de maçã caramelada (que também fica uma delícia!) mas essa de banana combinou tanto com a massa e com a canela, mas combinou tanto, que pra mim agora é torta de banana caramelada, que pode ser substituída por maçã se for o caso. E eu não tenho a menor ideia de onde essa torta veio… É mais uma que estava perdida no meio do meu milhão de “receitas pra testar um dia”. Mas ainda assim fiz pequenas alterações para ajustar as proporções.

Fiz apenas metade da quantidade indicada de massa e rendeu duas tortas de 20cm, sendo que a metade da massa ficou embrulhada na geladeira e só foi usada 3 dias depois. Já pra o recheio precisei usar uma receita inteira em apenas uma tortinha. É que gosto das minhas tortas beeem recheadas. Atualização: em 2020 eu refiz essa torta, atualizando as fotos e gravando um vídeo com o passo a passo. Aproveitei pra acertar a receita, então os ingredientes abaixo são o suficiente para massa e recheio de uma torta de 20cm bem recheada e sem cobertura. Você pode cobrir o recheio com uma massa cortada/furada ou apenas com algumas tiras de massa. Eu não costume fazer porque acho bonito o mosaico das bananas no caramelo. Ainda acho que a melhor forma de servir essa torta é ela quentinha com uma bola de sorvete. Então na receita eu explico como faço pra não ter que correr pra servir.

torta de banana caramelada

Torta de banana caramelada

Massa:
10 colheres sopa de farinha de trigo
50g de manteiga gelada em cubinhos
3 colheres sopa de açúcar refinado
1/2 colher chá de fermento em pó
1 gema
água gelada caso necessário

Misture todos os ingredientes secos. Acrescente a manteiga e vá esfarelando os cubinhos para formar uma farofa. Por último junte a gema e misture apenas até que forme uma massa coesa. Se for necessário vá pingando a água gelada, aos poucos, até conseguir juntar a massa. Não sove ou misture demais para ela não ficar elástica. Embrulhe com plástico ou tampe a vasilha e deixe na geladeira por 30min.

Cubra o fundo e as laterais de uma forma (prefiro de fundo removível) de 20cm com a massa descansada. Fure toda a massa, laterais inclusive, e deixe no congelador até o momento de usar.

Recheio:
3 xícaras de bananas cortadas em meia lua – cerca de 8 bananas médias
5 colheres sopa de açúcar
30g de manteiga
canela a gosto

Junte tudo em uma frigideira ou panela bem larga e leve ao fogo médio. Mexa de vez em quando enquanto o açúcar e a manteiga derretem e caramelizam a banana. Quando o caramelo estiver formado e a banana estiver macia, desligue o fogo. Cubra a massa gelada com essas bananas e leve ao forno a 200C até a massa dourar. Sirva em seguida ou fria.

Se quiser fazer com antecedência e servir quente você pode. Deixe esfriar, desenforme e guarde na geladeira, em uma vasilha tampada. Quando for servir volte ao forno baixo apenas para aquecer.

Salvar