biscoitinhos crocantes

Pra muita gente sexta é dia e Happy Hour, de drinks e petiscos. E já que essa sexta não tem drink, pelo menos tenhamos petisco! Pra fazer hoje e aproveitar o fim de semana todo já que esses biscoitinhos rendem pra caramba!
biscoito crocante ptA textura me lembrou um pouco o grissini, ainda mais pelo sabor dos temperos. Mas o que me chamou a atenção foram os ingredientes e o modo de preparo. Nunca tinha visto um biscoito crocante que levasse fermento biológico. E também não é comum ver massa de biscoito que precise ser sovada. Normalmente a única massa sovada é a do pão. Tortas e biscoitos que são mais crocantes costumam ter instruções para não misturar a massa demais, quanto mais sovar!

Bem, prepare os braços que essa massa pede pelo menos 10minutos sendo trabalhada! Mas o resultado vale muito a pena. Primeiro pela satisfação de ver uma massa disforme e gruminhenta virar uma bola de massa lisa e elástica. E segundo pelo resultado: palitinhos mega crocantes e temperados que se eu não me segurar vão sumir nas próximas horas….rs

Uma coisa antes do passo a passo: não tenho a origem da receita, ela é mais uma da minha lista de milhões a testar… Se alguém souber de quem é, por favor, deixe nos comentários para que eu possa dar o devido crédito! 😉
biscoito crocante fbBiscoitinhos crocantes
xícara de 240ml

1 1/2 colher chá de fermento biológico seco
1 1/3 xícara de água morna
2 colheres de manteiga sem sal
1 colher chá de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
Temperos para a cobertura (sugestão):
3 colheres sopa de gergelim torrado
2 colheres chá de orégano
2 colheres chá de grãos de mostarda
1 1/2 colher chá de sal grosso temperado
biscoito crocante 1Em uma vasilha misture a farinha e o sal e reserve. Derreta a manteiga e deixe amornando já que não pode usar quente.
Enquanto isso dissolva o fermento na água já morna. Acrescente a manteiga (quando não estiver mais quente) e o açúcar. Misture bem e junte à farinha e o sal.
Misture bem e quando formar uma bola de massa sove por cerca de 10min. Vai formar uma massa lisa e elástica. Deixe descansar por cerca de 1h, até dobrar de tamanho.
Corte a massa em 4 partes iguais. Abra cada pedaço até ficar com cerca de 3mm, e cubra com os temperos. Abra mais um pouco a massa, o peso do rolo vai ajudar o tempero a grudar bem na massa, quando estiver com 1mm é só cortar os palitinhos.
Transfira para uma assadeira com o tapete de silicone, ou untada com óleo e leve ao fono, já aquecido  a 230°, até que dourem.
Guarde em um pote bem fechado, mas bem fechado mesmo que é pra não correr o risco de roubar um cada vez que passar perto!

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *