Bolo baiano, sabe-se lá porque

Começo hoje com um disclaimer: se você tiver alguma ideia ou teoria sobre porque esse bolo chama baiano por favor me conte. Ele fica no meio do caminho do bolo e do pudim, beeem molhadinho, mas bem estruturado. A textura parece muito com o bolo de mandioca, embora não leve nenhum grama dela na lista de ingredientes. Na verdade a base dele é leite de coco e amido de milho. O gosto é bem açucarado e pode não agradar paladares mais adultos. Eu, que sou uma criança quando o assunto é doce, adorei!
Também, caso vocês saibam de onde vem essa receita, por favor contem para que eu possa dar o devidos créditos já que eu não faço ideia….

PS: não era a intenção mas essa é mais um receita em glúten… 😉

Bolo Baiano
xícara de 240ml

2 xícaras de açúcar refinado
25g de manteiga sem sal derretida
3 gemas
2 claras
1 xícara de amido de milho
200ml leite de coco
1 colher sopa de fermento em pó

O modo de preparo é dos mais simples. Misture a manteiga com o leite de coco e reserve. Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha. Junte as gemas e as claras e misture bem. Acrescente o leite de coco com a manteiga e misture até ficar homogêneo. Transfira para uma forma com furo no meio, untada e enfarinhada; essa receita é para uma forma de aproximadamente 20cm de diâmetro e alta.
Leve ao forno já aquecido a 200° por cerca de 45min até que doure. Espere esfriar bem antes de desenformar.

Salvar