Torta de rabanada

Sou o tipo de pessoa que acha que rabanada devia ser algo presente no café da manhã o ano todo… Uma forma linda de ter a rabanada presente sem aquele trabalho todo de ficar 3h fritando pão é essa torta.

É basicamente uma rabanada gigante enformada e assada em vez de frita. E com uma casquinha crocante de açúcar com canela por cima! Eu fiz pra ser sobremesa no fim de semana mas ó, tô tendo que me controlar pra não virar café da manhã, janta, lanche, petisco….

A receita veio lá do Panelaterapia e a única mudança que fiz foi a baunilha. Eu realmente não sinto muita falta dela nesse tipo de receita. Mas como muita gente ama, na receita abaixo ela entra como opcional. Da mesma forma a canela: eu coloquei bastante mas na receita vai do gosto de quem for comer. A receita original é batida no liquidificador, mas fiz batendo ligeiramente com um fouet e foi tranquilo. Então a escolha vai de qual trabalho você prefere: bater manualmente com o fouet, ou lavar o liquidificador.

Último conselho: eu fiz em uma forma curta e alta, então a torta demorou mais a ficar firme, por conta disso o fundo quase queimou. Pra quem for fazer em forma alta como a minha (mais de 10cm) melhor assar em forno baixo (uns 180°), pra quem for fazer numa forma maior e mais rasa ficam valendo os 200° originais.

Torta de Rabanada – original aqui

4 pães de sal – ou 12 fatias de pão de forma
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres sopa de canela em pó – opcional
2 colheres sopa de amido de milho
800ml de leite
4 ovos
2 colheres sopa de essência de baunilha – opcional
1 lata de leite condensado

Em uma vasilha misture o açúcar e a canela e reserve.
Em outra vasilha dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Acrescente o restante do leite, os ovos, a baunilha e o leite condensado e reserve também. Prepare um refratário que caiba toda essa mistura com folga (o meu tem 15x30cm mas é bem alto) pois a torta vai inflar bastante no forno pra depois murchar igual suflê. Unte esse refratário com manteiga e depois cubra com uma parte da mistura de açúcar e canela. Cubra bem as laterais também.

Para um resultado mais rústico pique os pães em cubos grandes, e para um resultado mais uniforme pique em pedaços pequenos. Transfira os pães para o refratário açucarado e cubra com a mistura líquida reservada. Certifique-se de molhar todos os pedaços de pão. Por cima espalhe o restante do açúcar com canela. Leve ao forno a 180°-200°por cerca de 40minutos, ou até que a torta não esteja mais líquida.

Truque: se você gosta de uma casquinha com pedaços de pão mais crocante e dourado deixe o tempo de forno correr normalmente. Eu não gosto da casquinha de pão seco que forma, então no meio do tempo de forno eu uso uma colher para abaixar todo o pão que estiver boiando de volta no líquido. Assim, a única casquinha que forma é a o açúcar jogado por cima.

Salvar