Omelete de forno

Omelete de forno: receita de improviso, vegetariana, rápida e que pode mudar a vontade. Hoje faremos a alegria de quem não tem intimidade com o fogão. E claro, sem abrir mão de sabor e textura muito bons!

omelete de forno

É basicamente o recheio do omelete servido numa travessa pra quando tem mais gente na mesa. Ou talvez seja um primo do recheio de quiches, mas sem a massa crocante pra completar. Enfim, é um recheio mais consistente a base de ovos e leite, e quantos legumes quiser, ou só queijo mesmo. E queijo ralado por cima porque a gente é de Minas e em Minas tem queijo em tudo.

Falando em Minas, usei queijo minas meia cura na primeira vez, e soltou água a vontade. Então na segunda vez usei queijo coalho e melhorou muito. Mas vale trocar por qualquer outro queijo totalmente curado, desses que derretem e ficam meio puxa. E é sempre bom lembrar, alguns legumes soltam mais água que outros. Por exemplo, não me vai usar tomate nessa receita que é pedir pra dar errado. Na vez que fiz pra gravar o vídeo usei apenas queijo e orégano, pra reforçar o quão fácil essa receita pode ser. Mas ainda assim, aqui vão 3 opções de legumes que funcionam bem com esse omelete de forno: cenoura, chuchu e batata.

Omelete de forno

4 ovos
1 xícara de leite
25g de manteiga derretida
1/2 colher chá de sal
1 colher chá orégano
1 xícara de queijo coalho ralado – veja mais acima

Prepare uma travessa untando com manteiga ou óleo. E deixe o forno aquecendo a 180°.

Em uma vasilha bata os ovos até ficarem homogêneos. Acrescente o leite e a manteiga e misture ligeiramente. Tempere com o sal e o orégano. Acrescente 3/4 do queijo e transfira tudo para a travessa untada. Cubra com o restante do queijo ralado e leve ao forno. Quando estiver com uma consistência firme está pronto. Vale testar com uma faca: insira ela bem no meio da travessa, se sair limpa é porque está pronto. Se o queijo não estiver totalmente dourado vale usar o grill ou aumentar a temperatura do forno por 5 minutos.