Bolo de coco

Bolo de coco vestido pra festa com direito a recheio de beijinho e cobertura de ganache branca! Essa é a receita de hoje:

E quase que não veio já que o bolo como um todo quase deu certo. Não me levem a mal, o resultado ficou uma delícia e numa receita acho que o mais importante é o gosto mesmo. Por isso esse bolo tá aqui hoje. E porque o “quase deu certo” foi por conta de erros bobos que prejudicaram a apresentação. Erros bobos que eu corrigi na receita mais abaixo.

Mas vamos por partes. Primeiro o bolo de coco, que é realmente uma delícia e veio de um site gringo. E cuja única mudança que fiz foi alterar o sabor. Enquanto o bolo original é um bolo branco, eu troquei o leite por leite de coco e voilà: bolo de coco. O erro bobo dessa parte? É um bolo amanteigado, e esses bolos não precisam ser molhados pois a alta taxa de gordura já deixa eles bem úmidos. A pateta aqui nem pensou nisso e na hora da montagem tacou calda de açúcar pra ficar um bolo bem molhadinho… Resultado: o bolo delícia virou um bolo delícia embatumado. Então pra aproveitarem esse em todo o seu potencial nada de molhar o bolo com calda/suco/refrigerante nem nada.

Agora o recheio: um beijinho simples, dos que quase sempre rechearam os bolos aqui em casa e que se enrolado vira docinho de festa. O erro bobo? Ignorar os instintos e apertar o ponto no fogo até que ficasse em ponto de enrolar brigadeiro. É ótimo pra comer enrolado, mas para um bolo é melhor um recheio mais macio. Como evitar? Não deixe apertar muito o ponto. Se antes de confeitar você ver que o doce ficou muito firme coloque um pouquinho de leite e leve de volta ao fogo pra amolecer um pouquinho. (aprendi esse truque enquanto comia o bolo….)

E por último a cobertura! Fiquei com medo de a cobertura ficar muito firme depois de batida e acabei usando muito creme de leite. O resultado foi uma ganache ultra leve, maravilhosa de se comer de colher! E maravilhosa pra escorrer da lateral do bolo também…rs Olhem nas fotos como o bolo não fica retinho. Isso acontece porque a cobertura ficou muito mole e não segura o próprio peso. Pra evitar isso as medidas já estão corrigidas na receita abaixo. 😉

Pensei algumas vezes em não colocar essa receita aqui por não estar realmente como eu gostaria. Mas essa é uma combinação ótima de sabores e acho mesmo que seguindo esses passos meus erros podem ser facilmente evitados. Então tentem em casa e me contem o resultado de vocês, ou mandem fotos pra nossa fanpage ou pro nosso instagram!

Bolo de Coco
xícara de 240ml

Bolo:
2 1/4 xícaras de farinha de trigo
240ml de leite de coco em temperatura ambiente
6 claras de ovo em temperatura ambiente
1 3/4 xícaras de açúcar cristal
4 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Em uma vasilha bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione a farinha o sal e o fermento e bata novamente. Em outra vasilha bata levemente as claras até começarem a espumar. Junte o leite de coco e misture bem. Adicione essa mistura no creme de manteiga e bata por 2 minutos até ficar uma massa bem lisa.

Unte e enfarinhe uma (ou duas) forma(s) de 20cm de fundo falso. Eu ainda usei um disco de papel manteiga no fundo da forma porque a minha é chatinha de tirar o bolo do fundo.
Leve ao forno, já aquecido a 200°, até que o palito saia limpo. Como ainda vai confeitar não precisa deixar dourar muito, só assar completamente mesmo. Se assar toda a massa em uma única forma, espere esfriar completamente antes de cortar em duas camadas.

Recheio:
2 latas de leite condensado
2 gemas
200g de coco ralado não adoçado
25g de manteiga sem sal

Misture tudo e leve ao fogo baixo mexendo sempre até dar o ponto. O ponto pode ser igual o de brigadeiro para enrolar, caso queira um recheio bem firme. Ou um pouco antes caso queira um recheio mais macio. Deixe esfriando antes de usar, mas não precisa levar pra geladeira.

Cobertura:
300g de chocolate branco
1/2 lata de creme de leite em lata – sem soro

Derreta o chocolate no micro-ondas ou no banho-maria. Junte o creme de leite e misture bem ate ficar homogêneo. Leve para a geladeira por pelo menos 1h. Bata com um fouet ou na batedeira até ficar parecendo um chantilly. Faça isso já na hora de montar o bolo.

Montagem:
Se tiver assado o bolo em uma única forma corte em duas camadas iguais e tendo assado em um ou duas formas acerte o centro para deixar tudo retinho. Esse bolo não precisa molhar (tudo explicado ali em cima) então apenas recheie com o beijinho já frio. Se for um dia muito quente use o próprio anel da forma ou uma tira de acetato para manter a forma do bolo e leve de volta a geladeira por cerca de meia hora. Se não for o caso já comece a “cimentar”:

Cubra o bolo com uma camada bem fina da ganache. Essa primeira camada serve apenas para acertar o formato do bolo então pode ser que algumas partes não recebam praticamente ganache alguma. Tudo bem, é só pra cobrir possíveis falhas e deixar tudo bem lisinho e reto. Leve o bolo a geladeira por cerca de 1h para a ganache firmar. Depois é só cobrir com o restante da ganache e com o coco ralado, ou confeitos da sua escolha.

Salvar

Salvar