Biscoito de queijo – receita de tia

Discos fininhos de massa crocante cobertos com queijo parmesão ralado, o de verdade não o de saquinho…

A receita veio de um caderno da minha mãe, onde estava anotada com o nome de uma tia minha na frente. Não, não é a mesma tia das rosquinhas de sal amoníaco, mas esse trem chama Cozinha Roman por um motivo né…rs
A massa não é nada leve, por assim dizer, já que leva manteiga e creme de leite. Não é pra fazer quando tem pouca gente em casa também, porque renderam mais de 100 biscoitos… Ou é né, vai do tamanho da sua fome…

Fiz duas alterações na receita, uma consequência da outra. A original leva margarina, que foi meio que abolida daqui de casa, então troquei por manteiga. Só que a manteiga tem muito mais gordura do que a margarina, então usei uma quantidade menor, apenas 100g. Só que com a quantidade de manteiga menor a massa acabou ficando seca demais para manipular. Então coloquei a coisa mais próxima de manteiga e creme de leite que encontrei na geladeira: leite. A quantidade de leite pode variar de acordo com todos os outros ingredientes, então coloque aos poucos e vá testando o ponto da massa.
No mais o que vai dar o sabor pra esse biscoito é o queijo, então evite o parmesão de saquinho que praticamente não tem sabor. Escolha um queijo gostoso, que você comeria puro, mesmo que não seja parmesão, só precisa ser curado.

Biscoito de Queijo
Rende cerca de 140 biscoitos

5 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada
1 colher chá de sal*
1 1/2 xícara de parmesão ralado
2 gemas
1 lata creme de leite sem soro
cerca de 6 colheres sopa de leite – caso necessário
Parmesão ralado para cobrir

*a quantidade de sal depende muito do queijo, então prove a massa enquanto faz pra ter certeza

Rale, ou pique em cubinhos, a manteiga e misture com a farinha, o sal e o queijo formando uma farofa. Junte a gema e o creme de leite e comece a misturar. Se a massa estiver muito seca vá acrescentando o leite aos poucos. Eu precisei de 6 colheres mas isso varia da farinha, do queijo e do tamanho da gema.
Forme uma massa coesa mas não sove. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira por 30min.
Abra a massa bem fina, menos de 0,5 de preferência já que quanto mais fina mais crocante no final. Corte no formato desejado e cubra com mais queijo ralado. Leve ao forno a 200° até dourar. Demora cerca de 20-30minutos. E não precisa untar a forma.

Salvar