Pirulito fantasma de banana – Drops de Halloween 2015

E o título já disse tudo, é um pirulito (doce no palito) feito de banana e fantasiado de fantasma.

E ele quase não veio pra cá pq eu sou perfeccionista e queria coberturas mais fofinhas e lisinhas e etc etc. E aí lembrei que

1 – são fantasmas, e fantasmas provavelmente não se preocupam se seus corpos astrais não estão tão lisos quanto deveriam. Alguns devem achar que quanto mais grotescos mais assustadores
2 – isso é um drops, e a ideia do drops é justamente passar a ideia do prato e não uma receita perfeitinha, tim-tim por tim-tim.

Então aqui estão eles, diretamente do Pinterest (como a maioria do especial desse ano) e sem muito segredo. A parte mais chatinha é temperar o chocolate, mas pra quem foge dos chocolates hidrogenados não tem jeito. Se você não foge dos hidrogenados deixa eu te lembrar que eles são tão artificiais quanto margarina. Se você não tem problemas com margarina, bom aí é tranquilo usar o hidrogenado (também conhecido como cobertura de chocolate).

Os olhos e boca podem ser feitos com confeitos ou chocolate meio amargo. Preferi usar o corante pois estava fazendo apenas 3 pirulitos. Não valia a pena derreter e temperar chocolate para tão pouca quantidade. Se a sua ideia é fazer pra festa inteira o chocolate tem um acabamento mais fino. Basta usar um saco de confeiteiro pequeno (ou uma sacolinha, ou uma caneta de confeiteiro) com um bico bem fininho.

Fantasma de Banana

3 bananas pequenas
200g de chocolate branco
corante preto
palitos de picolé
termômetro*

* o termômetro é necessário para a temperagem, se você for usar chocolate hidrogenado não precisa.

Comece temperando o chocolate:
pique todo o chocolate em pedaços pequenos e separe um terço. Derreta os dois terços restantes em banho-maria, no micro-ondas fica mais difícil ter controle da temperatura.
Quando o chocolate atingir entre 36° e 38° retire do calor. Junte aquele terço de chocolate picado que foi separado e misture até que derreta completamente. Comece a monitorar a temperatura pois ela precisa baixar para entre 23° e 24°. Para isso você pode misturar o chocolate em uma pedra, misturar bem na vasilha, fazer um banho-maria invertido (coloque a vasilha com o chocolate em uma vasilha com gelo) ou colocar na geladeira. Eu escolhi a geladeira pois tinha certeza que meu chocolate não ficaria úmido, mas isso varia de geladeira para geladeira, então pode ser arriscado.

Quando o chocolate chegar aos 23°-24° aqueça novamente. Basta voltar ao banho-maria rapidamente até que atinja entre 27°-28°. Nesse ponto o chocolate já está pronto para ser usado. Corte uma das extremidades da banana para fazer a base do fantasma. Finque o palito de picolé nessa base e banhe cada uma no chocolate. Lembre de só tirar a casca da banana logo antes de banhar no chocolate para que ela não oxide.

Depois do chocolate seco é só pintar os olhos e bocas com o corante preto e um pincel fino ou mesmo um palito de dente.
Deixe na geladeira até a hora de servir.

Salvar