Maçã envenenada, quero dizer, caramelada – Halloween 2015

Maçã envenenada? Pois é. Elas são conhecidas como maçãs do amor por conta da cobertura vermelha…. mas alguém lembra da rainha má da Branca de Neve?

maçã envenenada

A receita veio de site gringo, encontrado em passeios incansáveis no pinterest, e eu fiz um pouquinho mais do que traduzir a receita….

Pra variar mudei um detalhe. A receita original usa glucose líquida, e bom, não tenho o costume de usar glucose… no lugar dela costumo usar mel. Acabei usando a mesma quantidade indicada na receita e deu certinho. Não ficou aquele caramelo mega duro, impossível de morder, sabe? Ficou super crocante, mas “mordível”, muuito bom e praticamente sem gosto do mel… só um aroma bem suave…

No mais, aqui usei corante em gel* preto simples, que puxa um pouco pro cinza-esverdeado quando em fundo branco. Se a possibilidade de tons esverdeados te incomoda tem corantes preto-ameixa que puxam mais pro roxo quando em fundo branco. Detalhes pra preciosistas (eu). E claro, sempre dá pra fazer a maçã do amor tradicional usando corante vermelho!

maçã envenenada

Ah sim, usei maçãs verdes porque gosto da combinação do ácido dessa maçã com o doce da cobertura. Mas dá certo com qualquer uma.

*O corante em gel é bom porque pode ser usado em praticamente qualquer receita, inclusive com alguns ingredientes difíceis (ex: chocolate) que não aceitam outros tipos de corante. Não é proibido fazer caramelo com outros tipos de corante (pó ou líquido) mas eu nunca testei, então não posso garantir.

Atualização 1: em 2018 refiz essa receita para a gravação do vídeo com o passo a passo. A única mudança foi na quantidade de receita feita, para que fosse o suficiente para 3 maçãs, com folga. Essas quantidades foram atualizadas na receita abaixo.

maçã envenenada

Atualização 2: em 2022 fiz a versão da foto abaixo, a ideia era conseguir uma casquinha caroquenta e opaca. Pra isso ignorei o mel e mudei ligeiramente o modo de preparo: comecei a derreter o açúcar cristal, misturando direto, até ele ficar parecendo areia molhada, só então acrescentei a água e o corante. Então continuei misturando até chegar a 150C. Dessa forma o caramelo fica “estragado” e todo cheio de cristais. O resultado é crocante e quebradiço como o original, mas com essa aparência opaca e cheia de cristais de açúcar. Pra finalizar salpiquei corante em pó dourado com um pincel seco.

Maçã caramelada – original aqui

1 1/3 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
5 colheres sopa de mel *
1 tanto de corante em gel preto**
3 maçãs verdes
Termômetro***

*ou o mesmo tanto de glucose líquida

** varia dependendo do corante, mas é até a mistura ficar bem preta.

*** é chato eu sei, mas vai precisar sim…. Tem gente que usa o tamanho e a velocidade das bolhas formadas na panela pra saber se o caramelo tá no ponto. Todas as vezes que fiz assim deu errado, então sempre recomendo o termômetro.

Prepare uma assadeira (ou bandeja) forrando com papel manteiga e untando o papel com óleo. Se for usar um palito/espeto pra segurar as maçãs já deixe-as preparadas também. Eu já usei palitos de churrasco e um hashi coberto com fita isolante (menos a parte que vai encostar na maçã né gnt), e também palito de picolé, também valem aqueles garfinhos pra fondue/petisco.

Misture os ingredientes do caramelo em uma panela/leiteira alta e leve ao fogo baixo mexendo até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e deixe ferver. Para evitar cristais no meio do seu caramelo vá pincelando água limpa nas laterais da panela conforme o caramelo sobe. E não mexa o caramelo. Monitore a temperatura com o termômetro sem deixar que ele encoste no fundo da panela.

Quando o caramelo atingir 150° desligue o fogo e banhe as maçãs deixando que elas sequem na assadeira preparada. Aqui dá pra escolher se vc vai fazer a cobertura simples, ou uma cobertura dupla, derramando um pouco de caramelo por cima da maçã já coberta. Daí vai da sua vontade mesmo…