Salada refrescante de tomate e vagem

Saladinha rápida e com ingredientes fáceis de encontrar pra deixar o almoço mais leve.

Essa receita nem é bem uma receita pra dizer a verdade. Ela veio de uma seção de sugestões de combinações do Mega Culinária de Dona Zizi.
Dona Zizi pra mim sempre foi significado de uma coleção de livros da minha mãe. São uns 4/5 volumes, de capa dura, amarela, cheios de receitas e algumas dicas. Mas nunca soube quem era a tal Dona Zizi dos livros, nisso nem google ajudou. Mais recentemente arranjei o Mega Culinária, que é basicamente a versão mais moderna, e em um volume só, dos mesmo livros da minha mãe.
Enfim, no meio das dicas (que são beeem variadas e um tanto quanto antiquadas) tem várias sugestões de combinações para saladas. Essa é uma delas. E eu amei!! A hortelã suaviza a cebola crua, não deixando o sabor picante demais, e o tomate combina muito bem com a vagem.
E como essa é uma sugestão e não uma receita, vão lá na geladeira, vejam o que tem, adaptem (essa palavra existe?) essa salada, e venham me contar o resultado!

Salada Refrescante de Tomate e Vagem

tomates sweet grape – ou outro pequeno
Vagens – usei aquelas redondinhas
1/2 cebola crua
1 punhado de folhas de hortelã

Limpe e corte as vagens com cerca de 2cm de comprimento. Cozinhe em vapor com um pouco de sal. Quando estiverem ao dente tire do fogo e dê um banho de água gelada para parar o cozimento.
Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento.
Fatie a cebola em meia lua, quanto mais fina mais suave na hora de comer.
E por fim pique as folhas de hortelã bem miúdas.
Misture tudo muito bem e sirva imediatamente.

Salvar