Amor em pedaços

Amor em pedaços, ou bolo prático que já assa recheado com um creme delícia de abacaxi com coco.

Cresci ouvindo falar no tal amor em pedaços, fosse experimentando um pavê sabor(?!?!) amor em pedaço, fosse com o sorvete de coco com pedaços de abacaxi, ou mesmo ouvindo minha mãe contar do tal doce que ela tanto gosta. Mas mesmo tendo provado vários bolos com esse nome, ainda não tinha tido a chance de conhecer o original. O caso é que a maioria dos bolos vendidos como amor em pedaço são na verdade pães de ló recheados com algum doce com pedaços de abacaxi e cobertos com um glacê e coco ralado. Isso não é amor em pedaços, que na verdade tem o recheio assado junto da massa do bolo e é coberto de açúcar puro.

E aí finalmente achei a receita do tal doce tão famoso! Vinda de um caderninho (desses de família) que passou por aqui, a receita chegou nas minhas mãos com medidas caseiras e sem muitos detalhes sobre formas e temperaturas de forno. Não que tenha feito falta, a receita é tão boa que deu certo já na primeira tentativa.

Minha única mudança, porque elas persistem, foi quanto ao abacaxi. A receita original fala pra bater o abacaxi no liquidificador até triturar completamente. Mas seguindo a memória da minha mãe resolvi picar o dito cujo em cubinhos miúdos. Ambas as opções funcionam, sendo que uma resulta em quadradinho mais finos e uniformes e a outra em quadradinhos mais rústicos e com mais textura. Isso vai depender de qual resultado final você quer. O mesmo vale pro coco. Eu usei a parte mais grossa do ralo para que ele não sumisse em contraste com o abacaxi. Mas pra quem for usar o liquidificador vale usar a parte mais fina do ralo para o coco não sobressair muito mais que o abacaxi.

Por fim, a massa: a quantidade da receita resulta em bastante recheio para pouca massa. Não vejo problemas nisso, mas a estrutura do doce cortado pode ficar um pouco comprometida. Se for fazer para uma festa por exemplo, onde eles ficaram expostos, sugiro fazer 1 receita e meia de massa para uma receita de recheio. Desse jeito as camadas de bolo ficam ligeiramente maiores segurando melhor o formato dos quadradinhos.

Amor em pedaços

Recheio:
1 coco fresco
1 abacaxi
2 xícaras de açúcar – usei cristal
25g de manteiga sem sal
3 ovos

Massa:
3 ovos
3/4 de xícara de açúcar refinado
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher sopa de fermento químico
1 pitada de sal
1 xícara de farinha de trigo

Açúcar refinado para cobrir

Para quadradinhos mais rústicos pique o abacaxi em cubinhos pequenos e rale o coco no ralador grosso.
Para quadradinhos mais finos bata o abacaxi no liquidificador até ficar homogêneo e rale o coco no ralador fino.
Feito isso transfira-os para uma panela grande e junte os demais ingredientes do recheio. Mexa em fogo médio até que o açúcar derreta completamente e a água que vai se formar seque. O doce vai começar a soltar da panela mas ainda vai estar mole. Desligue o fogo e deixe amornando enquanto faz a massa.
Para a massa basta misturar todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Não precisa ficar batendo muito, apenas para desfazer qualquer grumo formado.
Separe uma assadeira alta, de silicone ou untada e enfarinhada, de cerca de 20×30cm. Forre o fundo da assadeira com metade da massa, formando uma camada bem fina. Cubra com o recheio, colocando-o delicadamente. E por fim cubra tudo com o restante da massa, também bem delicadamente para não misturar tudo. Leve ao forno a 200° por cerca de meia hora até que doure.
Espere esfriar bem antes de desenformar e cortar, de preferência embale com filme plástico e deixe dormir uma noite na geladeira para ficar bem firme. Corte em quadradinhos e passe no açúcar refinado.

————————————————
Em 2014: Geleia de Pimenta

 

Salvar